Participe da "Noite Internacional de Observação da Lua"

O encontro com a Lua é neste sábado, dia 16 de outubro, e você pode fazer parte do grande evento internacional organizado pela NASA, de qualquer lugar do planeta e de várias maneiras. Conheça todos os detalhes nesta nota.

Luna, Internacional Observe a Noite da Lua, NASA.
A chamada "Noite Internacional de Observação da Lua" (IOMN), é uma iniciativa promovida pela NASA.

Você está pronto para experimentar uma noite mágica de observação pela NASA? É uma desculpa perfeita para que de todos os cantos do planeta Terra possam ver e aprender muito mais sobre nosso satélite natural. Os olhos do mundo estarão voltados especialmente para a Lua nesta noite, sábado, 16 de outubro.

Desde 2010, esta celebração é organizada mundialmente nos meses de setembro ou outubro, sempre coincidindo com a fase da lua crescente, que é um momento ideal do ciclo lunar para sua observação, pois as sombras realçam a paisagem cheia de crateras. Conhecida como ‘Noite Internacional de Observação da Lua’ (IOMN,International Observe the Moon Night), é uma iniciativa promovida pela NASA.

A ideia é comemorar juntos as conexões culturais e pessoais que todos os habitantes da Terra têm com nosso satélite natural. Todos os terráqueos são convidados a aprender sobre ciência e exploração lunar, participar de observações celestes e homenagear o protagonista da noite.

La Noche de la Luna Internacional Observe a Noite da Lua
Os olhos do mundo estarão voltados especialmente para a Lua nesta noite, sábado, 16 de outubro de 2021, na "Noite da Lua". Imagem: NASA / Vi Nguyen

O evento é voltado para todos os tipos de público, não importa sua idade e se você tem ou não conhecimentos prévios de astronomia, foi criado para ser apreciado por profissionais e amadores da área, aos curiosos e entusiastas da Lua, cada um em do seu jeito, você encontrará algo fascinante para observar.

Para participar do megaevento da IOMN você pode fazê-lo de qualquer lugar do planeta, e você tem várias opções para participar. Então, como posso me envolver? Contamos como a seguir.

Organize um evento

Por um lado, você pode sediar e hospedar um evento (virtual ou presencial), respeitando as limitações de saúde que sua cidade/país possui em relação ao COVID-19. Pode ser uma pequena reunião de amigos ou familiares, um programa online para milhares de visitantes ou qualquer outra coisa que você possa imaginar. O local e a agenda são gratuitos e determinados por cada organizador.

Pode se registrar para promovê-lo e ter acesso aos materiais mais atualizados, a NASA irá orientá-lo na realização deste evento e ainda lhe dará um certificado de participação, saiba mais clicando aqui.

Participe de um evento organizado

Você também tem a opção de comparecer (virtual ou presencial) a um desses eventos organizados pelos diversos anfitriões inscritos ao redor do mundo. A primeira coisa é escolher o evento de seu interesse, pois a NASA coloca à sua disposição um ‘explorador de eventos’ internacional, clicando aqui pode escolher aquele que melhor se adapta a você por fuso horário e horário. Lembre-se de que em alguns casos os eventos podem ser realizados até mesmo em outra data fora de 16 de outubro de 2021, certifique-se de agendá-los corretamente para não perdê-los!

Da sua casa conectado com #ObserveTheMoon

Essa opção de observar a Lua de sua casa e estar virtualmente conectado com a NASA também é muito interessante. Usando binóculos, telescópio, câmera ou simplesmente com seu telefone celular, você pode ter seu próprio IOMN.

Moon International Observe the Moon Night
Podés participar del evento 'IOMN' desde cualquier lugar del planeta (de manera presencial o virtual), a través de múltiples propuestas.

Conecte-se por meio da hashtag #ObserveTheMoon de sua plataforma de mídia social favorita; Além disso, a NASA propõe que você entre por meio de sua página de Facebook, ou junte-se ao grupo de Flickr do International Observe the Moon Night, para compartilhar o momento com outros "entusiastas lunáticos".

Ao ar livre, em casa, online ou onde quer que você esteja, a NASA tem o prazer de ter você como parte dela. Claro que também o aguardamos no nosso Twitter, para que possa interagir com a nossa conta, procure-nos como @MeteoredBR, compartilhe sua experiência adicionando o hash #ObserveTheMoon, nós estaremos de olho.

Previsão para encontrar a lua

A primeira coisa que você deve levar em consideração é a hora do nascer e do pôr do sol da sua localização, você pode verificar neste link.

O segundo e muito importante passo para saber a previsão para sua localidade durante essas horas noturnas, logicamente se a nebulosidade for muito densa, será difícil vê-lo de sua localização, nesse caso você deve aderir a um dos tantos eventos virtuais. Você pode verificar a previsão clicando em aqui.

Outra opção é criar o seu próprio momento para observá-lo, alguma noite em que as condições meteorológicas sejam favoráveis. Na verdade, essa é a ideia da NASA, para nos encorajar a observar o céu um pouco mais a cada dia e tudo o que nos rodeia.

E para que tudo fique perfeito e você aprenda muito mais, a NASA também disponibiliza esses recursos para você clicando aqui. É um mapa da Lua, um guia de observação e fotografia. Sucesso com seu IOMN! vejo você nas redes.