Para reduzir a pegada de carbono, venderão cerveja em pó!

Uma empresa alemã pretende entrar no mercado no final do ano com uma cerveja em pó. A intenção é conseguir um produto que reduza significativamente o impacto num setor com uma enorme pegada ambiental.

cerveja em pó
A cerveja, produzida em um convento alemão, tenta reduzir a pegada ambiental do setor.

Um dos principais problemas enfrentados pela indústria cervejeira é a sua enorme pegada ambiental. A ponto que a cerveja é composta por até 90% de água, de forma que os bilhões de litros de cerveja que são distribuídos no mundo são em sua maioria água. De acordo com um relatório de Scientific American, o CEO da empresa Heineken anunciou o compromisso da empresa de atingir a neutralidade de carbono total até 2040.

À medida que essa enorme e antiga indústria se esforça para se tornar mais verde, uma possibilidade que está ganhando terreno é reduzir a pegada de carbono da bebida removendo temporariamente grande parte de sua água de seu marketing. É por isso que agora uma empresa da Alemanha parece estar dando o primeiro passo, anunciando que está trabalhando em sua primeira cerveja em pó.

O processo de fabricação economizaria custos e recursos e reduziria o peso do transporte em 90%. Se tudo correr conforme o planejado, a empresa Klosterbrauerei Neuzelle chegará ao mercado com seu produto no final deste ano. No processo de pesquisa que leva a este produto, a BMW e o Ministério Federal da Economia da Alemanha participaram com seu financiamento.

Dúvidas sobre o sabor

Além do produto que estaria à venda em alguns meses, a grande dúvida é se essa cerveja realmente terá bom sabor e poderá competir com as tradicionais. Na verdade será uma grande mudança na forma de obtenção do produto final. Na realidade, a empresa em questão é um mosteiro cervejeiro de Brandemburgo, e o modelo é o da Amazon e da Tesla.

A cervejaria familiar Klosterbrauerei Neuzelle produz cerveja há mais de 400 anos. A Neuzeller Kloster-Bräu oferece todas as variedades, como cervejas normais, como Pils ou Helles, mas também produtos exóticos, como a exótica cerveja antienvelhecimento ou a cerveja de batata da casa, segundo relata Berliner Zeitung.

Conforme indicado por Magnet, o produto chegará em um envelope. A empresa a chamou de cerveja mais seca e difere de outras tentativas de cerveja em pó por conter álcool e ser gaseificada. Stefan Fritsche, diretor administrativo da cervejaria, afirmou que "é a primeira cerveja completa em pó do mundo e pode mudar o mundo".

Evidência promissora

A ideia do produto é tão simples quanto adicionar água ao pó, mexer algumas vezes e a cerveja está pronta. O plano é que, no futuro, ela possa ser produzida em grandes fábricas e entregue às engarrafadoras locais. Eles podem então misturá-lo com água, engarrafá-lo e vendê-lo localmente como uma cerveja. Segundo a empresa a bebida é rica em dextrina e solúvel em água. As dextrinas são produtos de degradação do amido que consistem em várias moléculas de açúcar simples e são encontradas na cerveja. Antes do consumo, o pó deve ser misturado com água gaseificada ou, em casos excepcionais, com água da torneira.

Monasterio de Neuzelle
A cerveja é produzida no mosteiro de Neuzellem, na Alemanha, que produz esta bebida há 400 anos.

Quem a produz ressalta que seu sabor não difere das cervejas tradicionais, com sua camada de espuma. Klosterbrauerei Neuzelle disse que as primeiras degustações de cerveja com a bebida em pó foram promissoras. Pela degustação percebe-se um pouco a malte.

Também foi indicado que poderia ser feito com qualquer tipo de cerveja, seja ela preta, light, pale ale ou outras. Na prática, as cervejarias podem adquirir esses pacotes de pó e adicioná-los às bebidas que servem aos clientes. De acordo com os criadores, faria sentido para cervejeiros que atendem a mercados distantes, enquanto cervejeiros locais de pequeno e médio porte continuariam a fabricar e engarrafar cerveja convencionalmente.