OVNIs: relatório do Pentágono finalmente divulga informações

Após duras batalhas legais, o governo dos Estados Unidos concordou em divulgar informações sobre OVNIs. O último relatório foi divulgado em 5 de abril. Danos biológicos e queimaduras de radiação entre os efeitos detalhados.

OVNI
O relatório desclassificado inclui um vídeo feito por pilotos da Marinha mostrando interações com “fenômenos aéreos não identificados”.

Nos Estados Unidos pode-se fazer uso da Lei da Liberdade de Informação (FOIA) para fazer consultas diretas ao governo sobre assuntos específicos. E um dos temas que frequentemente faz parte das consultas dos cidadãos, está relacionado a OVNIs e material desclassificado a esse respeito. E como o governo tem a obrigação de responder, notícias realmente surpreendentes vieram à tona.

Um grande banco de dados público de informações divulgadas oficialmente recentemente destaca que os encontros com OVNIs deixaram os americanos com queimaduras de radiação, danos cerebrais e no sistema nervoso e até mesmo "gestações não contabilizadas". Fatos que parecem ficção científica foram confirmados com esse tipo de reconhecimento oficial.

Segundo confirmado pelo The Sun, o Pentágono divulgou cerca de 1.500 páginas de documentos secretos. Para chegar a isto, foram necessários mais de quatro anos de batalhas judiciais. Estas informações fazem parte do Programa de Identificação de Ameaças Aeroespaciais Avançadas (AATIP), um programa secreto do Departamento de Defesa dos EUA que funcionou de 2007 até 2012.

Efeitos biológicos em seres humanos

De acordo com a Live Science, embora nunca tenha sido classificado como secreto ou ultrassecreto, o AATIP só se tornou conhecido do público em 2017, quando o ex-diretor do programa, Luis Elizondo, renunciou ao Pentágono e divulgou à mídia vários vídeos de uma aeronave não identificada movendo-se de maneira aparentemente impossível.

Logo após a revelação da existência do AATIP, a filial norte-americana do tabloide britânico The Sun apresentou um pedido da FOIA para obter todos os documentos relacionados ao programa. Cerca de quatro anos depois, em 5 de abril deste ano, a Agência de Inteligência de Defesa dos Estados Unidos (DIA) atendeu ao pedido entregando 1.574 páginas de material ao The Sun.

Segundo o The Sun, o pacote de documentos inclui relatórios sobre os efeitos biológicos dos avistamentos de OVNIs em humanos, estudos sobre tecnologias avançadas, como mantos de invisibilidade, e planos de exploração e colonização do espaço profundo. Algumas partes dos documentos foram "retidas" por motivos de privacidade e confidencialidade.

Resultados sem explicação

Um documento de destaque na coleção é um relatório intitulado Anomalous Acute and Subacute Field Effects on Human and Biological Tissues (Efeitos de campo agudos e subagudos anômalos em tecidos humanos e biológicos), datado de março de 2010. O relatório descreve supostos ferimentos a "observadores humanos por sistemas aeroespaciais avançados anômalos", alguns dos quais podem ser uma "ameaça aos interesses dos Estados Unidos".

OVNI 2
Fotografia retirada de um vídeo de um encontro perto do USS Nimitz em 2004.

O relatório descreve 42 casos de registros médicos e 300 casos "não publicados" em que humanos foram feridos após supostos encontros com "veículos estranhos", incluindo OVNIs. Em alguns casos, os humanos apresentaram queimaduras ou outras condições relacionadas à radiação eletromagnética, e alguns parecem ter sido infligidos por "sistemas de propulsão relacionados à energia".

O relatório também observou casos de danos cerebrais, danos nos nervos, palpitações cardíacas e dores de cabeça relacionados a encontros com veículos estranhos. O The Sun ainda não compartilhou o conteúdo completo dos relatórios solicitados e não está claro quais métodos de investigação a AATIP usou nesses casos relatados.

O relatório também inclui uma lista de supostos efeitos biológicos de avistamentos de OVNIs em observadores humanos entre 1873 e 1994, compilados pela Rede Mútua de OVNIs (MUFON), um grupo civil sem fins lucrativos que estuda relatos de avistamentos de OVNIs. Os efeitos relatados de encontros com OVNIs incluem "gravidez inexplicável", "aparentes abduções", paralisia e experiências de telepatia, teletransporte e levitação. A conclusão, realmente perturbadora, observa que há evidências suficientes "para apoiar a hipótese de que alguns sistemas avançados já estão implantados e são opacos ao pleno entendimento dos Estados Unidos".