Ouve o “zumbido”, aquele zumbido que apenas 4% da população ouve?

Um som misterioso cuja origem ninguém consegue descobrir, mas que é ouvido por muitas pessoas em todo o mundo...

Os primeiros casos de “zumbido” foram descritos no Reino Unido na década de 1970.
Os primeiros casos de “zumbido” foram descritos no Reino Unido na década de 1970.

Existe um som de zumbido, (conhecido como Hum, em inglês) mas nem toda a gente o ouve. Apenas 4% da população ouve este ruído, semelhante a uma vibração metálica, chamado “zumbido”. Semelhante ao som de um motor de camião em marcha lenta ou de um avião a pairar no ar, o “zumbido” é dito ser um som abafado e de baixa intensidade (exceto à noite, quando é mais pronunciado).

É ouvido em todo o mundo, mas a sua origem é desconhecida até hoje. Os primeiros casos de "zumbido” (ou tinnitus) foram descritos nos anos 70 no Reino Unido. Moradores de Bristol queixaram-se de um ruído no correio do jornal Bristol Evening Post. Na altura, a investigação atribuiu o ruído a ventiladores industriais. Mas os relatos continuam a chegar, embora já tenham cessado a sua atividade....

Ouve-se sobretudo na Europa e na América do Norte

Pior ainda, os casos deste “zumbido” aumentaram nos últimos anos e podem ter graves consequências físicas e psicológicas: “Afeta seriamente a vida de quem o ouve (...) As pessoas referem que provoca sintomas físicos, como insónias e náuseas, e que as deixa nervosas, ansiosas e deprimidas”, explica Adam Ruben, investigador em biologia molecular.

O zumbido fascina muitas pessoas, como o Professor Glen MacPherson, que lista os casos num mapa mundial. Mais de 3.600 casos foram registados no seu site. A maioria dos relatos concentra-se na Europa e na América do Norte (principalmente no leste dos Estados Unidos e no Canadá). No entanto, foram notificados outros casos na Turquia, Egito, Colômbia e noutros locais.

É difícil autenticar este fenômeno, mas de acordo com os testemunhos das vítimas de zumbido, este som aparece subitamente e não diminui mesmo com auscultadores ou tampões para os ouvidos. Sobretudo porque o zumbido é um ruído persistente que nunca para.

As teorias (por vezes) rebuscadas

Estudos preliminares realizados entre 1993 e 2003 em Taos e Kokomo (onde o zumbido foi relatado) confirmam que não se trata de zumbido. Outras teorias atribuem o “zumbido” a vários fatores: em 1973, os investigadores acreditavam que este som podia ser causado pelo encontro entre a corrente de jato (uma corrente de ar que se move rapidamente) e o ar que se move lentamente.

Em 2017, os cientistas demonstraram que este som provinha do bater das ondas no oceano. Desde então, verificou-se que a frequência é demasiado baixa para ser audível para os seres humanos. Outros acreditam que o “zumbido” é o resultado de erupções vulcânicas ou terramotos... E entre as teorias mais loucas: o “zumbido” poderia ser o som da canção de acasalamento do peixe-sapo macho, segundo a Associação Escocesa de Ciências Marinhas.

Campos magnéticos, linhas de alta tensão, experiências governamentais... as teorias da conspiração, por vezes numerosas, mas continua a ser impossível saber de onde vem este som misterioso...

Referências da notícia

- C.A., TF1Info, (30/20/2021), L'entendez-vous ? Le "Hum", cet étrange bruit que seuls 4% de la population perçoit.

- SudOuest, (17/01/2025), Qu’est-ce que le « hum », ce mystérieux bruit que seule une partie de la population entend ?

- Glen MacPherson, The World Hum Map and Database Project.