“O problema dos três corpos”, o verdadeiro enigma científico em que se baseia a série de sucesso da Netflix

Um problema científico não resolvido dá título à série de sucesso da Netflix, que retrata uma China utópica e o primeiro contato da humanidade com uma inteligência extraterrestre.

O problema dos três corpos
A bem-sucedida série de ficção científica da Netflix é composta por 8 episódios e é uma adaptação do primeiro livro da complexa e premiada trilogia publicada por Liu Cixin em 2008.

Os showrunners de Game of Thrones, David Benioff e D.B. Weiss, juntamente com Alexander Woo, roteirista de True Blood, decidiram adaptar uma complexa peça de ficção científica chinesa: a trilogia de romances de ficção científica de Liu Cixin intitulada "A Memória do Passado da Terra" e cujo primeiro livro é, precisamente, "Os três -problema corporal."

Juntos, eles deram forma televisiva a esta atraente mistura de enigmáticos jogos de realidade virtual, mundos estranhos, cultos exóticos, bilionários sombrios e cientistas atormentados, tudo ambientado na utópica China revolucionária da década de 1960.

Liu estabelece como protagonista da trama uma das questões mais complexas que envolve tanto a física quanto a astronomia e que, depois de vários séculos, ainda não tem solução: o problema dos três corpos.

Qual é o problema dos três corpos?

Para enriquecer sua obra de ficção científica, Liu utiliza conceitos e fundamentos como inteligência artificial, astrofísica, mecânica quântica, teoria do caos e nanotecnologia para estabelecer o problema dos três corpos como elemento central da trama.

3 problema corporal
A série de sucesso da Netflix nos mostra um mundo virtual épico, cheio de personagens sombrios

Quase no início da série, é apresentado o problema que dá título à adaptação da Netflix: é que é preciso prever os movimentos de um planeta que orbita mais de uma estrela. E aqui entram em jogo fatores conhecidos, como a gravidade, e outros nem tanto, como a imprevisibilidade de sistemas complexos como o sistema estelar em torno do qual orbita o planeta em questão.

Partindo da ficção, o problema dos três corpos é um problema aberto na física que aborda as complexidades do movimento dos corpos celestes.

É que graças à descoberta de alguns princípios fundamentais do universo e ao estabelecimento de algumas leis que regem os corpos, como as leis de Newton e as leis de Kepler, um físico pode determinar as posições de dois corpos no espaço através de equações, uma vez que se no passado ou no futuro.

youtube video id=l3jcpvMJYww

Mas no universo, as conexões gravitacionais não se limitam a apenas dois corpos. No nosso sistema solar, uma estrela está relacionada com pelo menos oito planetas. Embora no tamanho a influência dos planetas seja mínima, se ocorrer uma pequena alteração nas condições iniciais de algum desses corpos, essa aparente estabilidade pode ser quebrada e desencadear movimentos caóticos, algo semelhante ao que é explicado pelo efeito borboleta, ou caos. teoria.

Caos que não é explicado pela teoria do caos

É comum encontrar sistemas com dois ou três sóis. No caso de dois corpos que se atraem gravitacionalmente, como os dois sóis de um sistema binário, ambos os sóis giram em torno um do outro de maneira regular e ordenada.

Mas se em vez de dois sóis houvesse três, seus movimentos podem ser caóticos, imprevisíveis. Tão imprevisíveis quanto os dos planetas que os orbitam.

Abaixo está uma simulação do problema dos três corpos.

youtube video id=cev3g826iIQ

Então se um corpo com massa considerável entra em um sistema equilibrado, ele rompe esse equilíbrio, fazendo com que a situação tenda ao caos, assumindo um cenário extremamente complexo, com infinitas variáveis que não podem ser previstas como um todo. O campo da astrofísica reconhece este problema como o problema dos três corpos.

Embora o problema dos três corpos possa estar relacionado à teoria do caos, eles não implicam a mesma coisa. A primeira é uma concepção que só se aplica à mecânica celeste através de interações gravitacionais, enquanto a teoria do caos é usada para sistemas dinâmicos não lineares, como a atmosfera.