Número de mortes sobre para 95 no Rio Grande do Sul. Ainda há alerta de mais chuva e acumulado de mais de 100 mm

Óbitos em razão das fortes chuvas no Rio Grande do Sul sobre pra 95! População deve ficar alerta para a formação de novas tempestades, com volumes que podem ultrapassar os 100 mm até sexta-feira em algumas cidades.

Rio Grande do Sul
Número de mortes aumenta no Rio Grande do Sul e ainda há previsão de mais chuvas neste meio da semana. Foto: Amanda Perobelli.

O número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul subiu para 95, segundo o último boletim divulgado na manhã desta terça-feira (07) pela Defesa Civil do Estado. O temporal afetou 388 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, com cerca de 155.741 desalojados até o momento, 132 desaparecidos e 362 feridos.

"Ainda vamos observar muitos eventos extremos no Rio Grande do Sul"

Um relatório publicado em 2023, por especialistas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), aponta pela primeira vez uma relação entre as fortes precipitações observadas na região que engloba o Rio Grande do Sul desde a década de 1950 e as mudanças climáticas provocadas pela ação humana.

"Infelizmente, acredito que há uma probabilidade muito grande de que esses eventos voltem a ocorrer de uma maneira mais frequente e intensa. Esta é uma região onde vamos observar muito mais extremos, segundo os modelos climáticos", afirmou Thelma Krug, vice-presidente do IPCC.

Thelma reforça que as enchentes comprovam as constatações que os especialistas encontraram confirmam algo que já estamos avisando há tempos: para além das variabilidades naturais que levam aos eventos extremos, existe uma contribuição ou influência humana.

Ou seja, existe uma probabilidade muito grande de que fortes chuvas, como as observadas atualmente no Rio Grande do Sul, possam se tornar mais recorrentes.

O relatório ressalta, várias vezes, a contribuição humana para o aumento das chuvas na região chamada de Sudeste da América do Sul (SES), que engloba não só o estado do Rio Grande do Sul, mas também outros estados da região Sul do Brasil, além de algumas áreas de nações como Argentina e Uruguai.

Ainda segundo o relatório, o Rio Grande do Sul sempre foi um ponto de encontro de sistemas tropicais e sistemas polares, o que favorece a criação de um padrão que inclui períodos de chuvas muito fortes e outros de seca severa.

Há alerta para mais chuva no Rio Grande do Sul

O tempo nesta semana forneceu um alívio para os moradores do estado do Rio Grande do Sul, favorecendo e intensificando as buscas por desaparecidos. Mas a previsão do tempo indica a formação de uma nova frente fria, que pode causar eventos extremos de precipitação ainda nesta semana.

Alerta
Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emite alertas para o centro-sul do Rio Grande do Sul, com risco extremo para tempestades no extremo sul do estado. Fonte: INMET.

Entre hoje e amanhã (08), a frente fria deverá se deslocar em direção ao Rio Grande do Sul, com possibilidade de altos acumulados de precipitação e ventos que podem ultrapassar os 85 km/h, incluindo raios e granizos. E a presença de um bloqueio atmosférico, juntamente com o corredor de umidade da Amazônia, intensifica mais ainda a atuação desta frente fria sobre a região Sul, principalmente no Rio Grande do Sul.

frente fria e chuvas no Rio Grande do Sul
Avançao da frente fria entre o fim da manhã e o início da tarde desta quarta-feira, 8 de maio.

Nesta quarta-feira (08), a frente fria segue atuando sobre a porção centro-sul do estado do Rio Grande do Norte, favorecendo a formação de novas tempestades no decorrer do dia. Não se descarta a possibilidade de raios, quedas de granizo e ventos intensos.

A partir de quinta-feira (09), uma região de cavado se forma e contribui para a formação de instabilidades, que podem provocar pancadas de forte intensidade e tempestades na porção norte do Rio Grande do Sul e algumas cidades do sul de Santa Catarina. Na sexta-feira (10), o sistema continuará provocando chuvas intensas, desta vez na parte central-norte do Rio Grande do Sul.

alerta de chuva no Rio Grande do Sul
Região de cavado atua a partir de sexta-feira (10), com instabilidades ganhando intensidade no sábado (11).

Até o final da noite de sexta-feira (10), o volume de precipitação pode ultrapassar os 100 mm, principalmente na porção norte do Rio Grande do Sul. Ou seja, aquelas cidades que ainda estão se recuperando dos estragos das chuvas da semana passada, devem ficar em alerta para eventuais eventos de precipitação de até forte intensidade.

Chuvas no Sul
Acumulado de precipitação até a noite de sexta-feira pode ultrapassar os 100 mm.

Assim, a população dessa região deve permanecer em alerta, pois o intervalo da redução das chuvas será muito pequeno e insuficiente para o nível dos rios abaixar, visto que teremos mais previsão de chuvas nesse meio da semana.

O volume previsto é capaz de intensificar os problemas e os risco de rompimento das barragens, por isso, nós da Meteored Brasil, manteremos você atualizado sobre a previsão do tempo para a região Sul do país.