Novembro marcado por tempestades extremas na Europa

As últimas duas semanas foram marcadas por tempestades extremas na Europa Ocidental. Muita chuva, ventos fortes, alagamentos e inundações causados pela passagem sequencial de tempestades severas afetaram diferentes regiões do continente.

Grécia foi um dois países mais atingidos pelos extremos neste mês. Créditos: Petros Giannakouris/AP/The Guardian

As últimas duas semanas foram marcadas por eventos extremos na Europa Ocidental. Um volume de chuva anormal e ventos fortes promoveram inundações e alagamentos em diferentes regiões do continente, devido à ocorrência de várias tempestades severas em um curto período de tempo.

Sebastien

Sebastien foi o 18º ciclone tropical nomeado na temporada do Atlântico deste ano. O sistema de baixa pressão se organizou entre os dias 18 e 19 de Novembro, à nordeste das Ilhas Leeward. No início, era esperado que ele se dissipasse antes de atingir terra, mas acabou ganhando velocidade à medida que se deslocava em direção ao Reino Unido.

No Domingo (24), Sebastien perdeu as características tropicais, sofrendo um transição extratropical. Agora, como um sistema frontal (extratropical), avançou rumo à Europa levando uma extensas bandas de chuva ao oeste europeu. A depressão extratropical atingiu as ilhas dos Açores (Portugal) na segunda-feira (26) com pequenos estragos, como queda de árvores e danos à infraestrutura local.

Os extremos na região do Mediterrâneo foram causados pela passagem sequencial de tempestades. Créditos: Dino Ferrertti/EPA/The Guardian

Os maiores problemas foram no Reino Unido, principalmente no Sul, Oeste e Noroeste da Inglaterra. O MetOffice, agência de meteorologia do Reino Unido, emitiu alertas de risco de vida devido aos alagamentos, inundações e agitação marítima causadas pelos ventos e chuvas associadas ao Sebastien. Até quarta-feira (28), eram esperados 60 mm de chuva e ventos de até 80 km/h. A quantidade de chuva é equivalente a chuva de duas semanas caindo em um só dia. São esperadas ondas de 6,7 m na costa Sul-Oeste da Inglaterra.

Tragédia "Bíblica" no Sul da Europa

A última semana foi trágica para a costa sul da Europa devido a uma sequência de tempestades que se desenvolveram na região. Até o momento, 9 mortes foram registradas devido às consequências da forte chuva associada a esses sistemas. Desde a primeira quinzena de Novembro, atuaram na região do Mar Mediterrâneo os ciclones Trudy, Victoria, Ingmar e Vito.

Esses sistemas causaram muitos transtornos no Sul da Itália (Sicília, Sardenha e Veneza), Malta, e Sul da França e trouxeram também severas chuvas em países da Europa Central, como Alemanha e Áustria. Tantos ciclones afetando à costa mediterrânea em um pequeno intervalo de tempo agravaram os danos provocados pelas inundações decorrentes das chuvas e ventos fortes. A mídia Grega descreveu o efeito das tempestades como "destruição bíblica".