Nova Zelândia: erupção vulcânica deixa ao menos 5 mortos

A polícia confirmou que pelo menos 5 pessoas morreram após a erupção do vulcão Whakaari na Nova Zelândia. Existem vários feridos e um grupo de pessoas desaparecidas. Assista aos vídeos gravados por turistas que foram evacuados do local.

O vulcão Whakaari entrou em erupção nesta segunda-feira (09) na Nova Zelândia, deixando pelo menos cinco mortos e vários gravemente feridos, enquanto outras pessoas foram evacuadas do local. Turistas assustados deixaram a ilha e compartilharam imagens da erupção nas redes sociais.

A erupção ocorreu às 14h11, horário local da Nova Zelândia em White Island, também conhecida como Whakaari. A GeoNet descreveu o evento como impulsivo e de curta duração, afetando a base da cratera.

Cerca de 50 turistas estavam caminhando muito perto do vulcão no momento da erupção. Em questão de segundos, uma coluna de cinzas subiu milhares de metros acima da cratera.

A Cruz Vermelha da Nova Zelândia criou um site para que os afetados pelo evento pudessem relatar como salvos ou pesquisar sobre conhecidos. A polícia informou que 23 pessoas foram resgatadas e atualmente trabalham ao lado de forças militares: "De acordo com as informações que temos, não acreditamos que haja sobreviventes na ilha", diz o último relatório policial.