No oceano Atlântico algo cada vez mais incomum para a ciência está acontecendo, alertam os especialistas

Os especialistas alertam para a situação anómala que se verifica no Atlântico Norte há mais de um ano, com temperaturas marítimas recorde. Quais poderão ser as causas?

Atlântico temperatura furacões
Os cientistas estão preocupados com a situação anômala no Atlântico Norte, e tudo isto em vésperas do La Niña e de uma temporada de furacões potencialmente muito ativa.

Nos últimos meses, as temperaturas do Oceano Atlântico têm vindo a atingir valores recorde, e esta é uma situação geral e persistente. Esse fato é motivo de grande preocupação para os meteorologistas, tendo em conta que estamos provavelmente à beira de um evento La Niña.

Uma temperatura nunca antes registada

A temperatura média da superfície do mar tem oscilado em torno dos 21,09°C, marcando uma tendência crescente que está a ganhar força, particularmente no Ártico. As temperaturas nessa região estão aumentando a um ritmo acelerado, resultando na perda de gelo dos glaciares do Ártico.

Há quase 400 dias que a temperatura média no Atlântico Norte é 0,44°C mais elevada do que o anterior recorde (2021-2022), o que constitui um motivo de preocupação antes da esperada temporada de furacões de 2024, que se prevê muito ativa, para não falar dos impactos na flora e fauna marinhas.

Impactos no tempo e no clima

O aumento surpreendente da absorção de calor pelos oceanos do hemisfério norte desde 2015 é motivo de preocupação. O oceano Atlântico Norte passou de um local que liberar calor para a atmosfera para uma região que está a absorver calor, provavelmente devido ao aumento dos níveis de radiação solar que aquece as águas superficiais.

Recentemente, observou-se o afloramento de água fria no Oceano Pacífico oriental, o que indica provavelmente o início de uma mudança de um El Niño quente para um La Niña frio. Essa mudança de fase do ENSO é, a priori, uma boa notícia para as temperaturas globais, já que o La Niña provoca um aumento da ressurgência de água fria armazenada sob as camadas superficiais quentes do Oceano Pacífico.

A surpreendente mudança do Atlântico Norte, de fonte de calor para absorvedor de calor, não indica necessariamente que a AMOC tenha abrandado, segundo os climatologistas.

Prevê-se que, até ao final do ano, a temperatura global, que aumentou rapidamente no último ano, seja aliviada. No entanto, os modelos mostram que é pouco provável que a situação se altere drasticamente no Atlântico, que registra temperaturas à superfície do mar de pleno verão em meados de março, altura em que deveriam estar próximas dos mínimos anuais.

As possíveis causas desta situação tão anômala

Segundo os climatologistas, um dos fatores que explica esta situação tão anómala é o atual El Niño, que reduziu os ventos alísios globais, provocando o aquecimento dos oceanos tropicais e subtropicais. Outro fator a considerar é uma fase positiva de ventos de direção anômala de sudoeste que atravessa o equador no Atlântico, conhecida como Modo Meridional Atlântico (AMM).

O terceiro fator seria uma redução da luz refletida sobre o Atlântico. Parte deste aumento da luz que aquece a superfície do oceano seria explicado por uma redução das partículas de poeira do Saara, associada a ventos alísios mais lentos e a ventos mais de sudoeste, como já foi referido. O outro fator é uma diminuição das emissões de sulfato provenientes do transporte marítimo, que começou em 2016 e se intensificou em 2020.

De olhos postos na iminente temporada de furacões

A última temporada de furacões coincidiu com a fase El Niño. Esse fenômeno é um fator importante que influencia a atividade dos furacões no Atlântico. Durante o El Niño, há um aumento da temperatura da água no Pacífico central e oriental, desencadeando alterações nos padrões de circulação atmosférica em diferentes partes do mundo, o que pode dificultar o desenvolvimento de sistemas tropicais, como os furacões.

Em 2023, a NOAA previu uma temporada de furacões que se esperava ser maioritariamente normal. No entanto, esta previsão revelou-se incorreta. Apesar da presença do El Niño, as temperaturas oceânicas foram suficientemente quentes para contrariar o seu efeito. Isso levou a uma temporada de furacões que acabou por ser 20% mais ativa do que o normal, em comparação com o que se esperava inicialmente. Agora, com o La Niña, a situação torna-se preocupante pelo que poderá acontecer.