O aumento do nível dos oceanos destruiria ao menos 5 nações insulares

Até 2100, as projeções indicam que o nível do mar subirá cerca de 1 metro. Com isso, ao menos 5 nações insulares nos oceanos Índico e Pacífico poderiam praticamente desaparecer e 600 mil pessoas seriam forçadas a migrar como refugiados climáticos.

Ilhas Maldivas
As ilhas Maldivas, localizadas no Oceano Índico, estão sob séria ameaça devido ao aumento do nível do mar.

As nações insulares das Maldivas, Tuvalu, Ilhas Marshall, Nauru e Kiribati podem ter seus dias contados. Essas ilhas, localizadas nos oceanos Pacífico Ocidental e Índico, podem sofrer severamente com a elevação do nível do mar projetada para o final deste século.

O aumento do nível do mar, gerado pelo derretimento das geleiras nas regiões polares, pode fazer com que até 2100 este nível esteja um metro acima do atual.

Um metro parece pouco, mas estas ilhas não têm grandes montanhas e são bastante planas, muito próximas do nível do mar. Ao mesmo tempo, o aumento do nível do mar provavelmente será acompanhado pelo aumento das marés de tempestades (ressacas).

Outra ameaça que paira sobre estas ilhas é a contaminação da água doce pela água salgada, diminuindo a oferta de água doce e potável e tornando as ilhas praticamente inabitáveis muito antes que o oceano as cubra.

As razões do aumento

pelo menos duas razões principais para o aumento global do nível do mar. A primeira, conhecida de todos, está associada ao derretimento das geleiras, principalmente as localizadas em áreas polares.

As regiões polares estão aquecendo tanto quanto o resto do planeta, o que, por sua vez, faz com que as calotas polares derretam e contribuam para o aumento do nível do mar. Isso é particularmente perigoso no caso da Antártica. O gelo da Antártica está no continente, então seu derretimento seria uma adição ao nível do mar. Não é assim com o gelo ártico, que é encontrado principalmente no próprio oceano (o ártico não é um continente) e, portanto, já está incluído no nível atual do mar.

Como visto no mapa abaixo, de aumento e diminuição do nível do mar global, o nível do mar subiu entre 10 e 20 cm (cores azuis), com algumas áreas experimentando um maior aumento do que outras.

nível do mar global
Mapa do aumento (tons azuis) e diminuição (tons marrons) do nível do mar entre os anos de 1993 e 2017. Fonte: 2017 State of the Climate (Climate.gov).

Mas há um segundo fator que explica a subida do nível do mar: a expansão térmica. Isto está associado com o fato de que a superfície do mar está aumentando não apenas devido ao derretimento das geleiras, mas também porque os oceanos estão ficando mais quentes, assim como o resto do planeta e a atmosfera.

A água tem uma grande capacidade de armazenar energia, mas, ao mesmo tempo, expande-se ligeiramente à medida que sua temperatura aumenta. Isso pode ser imperceptível em um copo de água, mas nos oceanos é realmente crucial.

aumento global do nível do mar
Aumento médio global do nível do mar entre 1993 e 2017. A linha preta representa o aumento total observado. A linha azul, o aumento devido ao derretimento de gelo, e a linha vermelha devido à expansão térmica. Adaptado de State of the Climate 2017 (Cimate.gov).

A mistura entre o derretimento do gelo e a expansão térmica (linha roxa no gráfico acima) explica muito bem todo o aumento observado nas últimas duas décadas. Como pode ser visto na figura acima, a variação média global do nível do mar entre 1993 e 2017 está próxima de 78 cm, ou seja, muito próxima de um metro em apenas 25 anos.

Refugiados apátridas

Embora a maior parte do planeta seja poupada do aumento projetado do nível do mar, as nações insulares podem ser severamente prejudicadas. Segundo um estudo do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU, estas cinco nações, citadas anteriormente, podem se tornar inabitáveis até o ano 2100, transformando seus 600.000 habitantes em refugiados climáticos. E não é só isso...

À medida que as nações desaparecem como resultado do aumento do nível do mar, as pessoas se tornariam cidadãos apátridas, tornando sua situação futura ainda mais complexa, especialmente quando são forçadas a migrar.

Pela mesma razão, essas nações estão em uma cruzada chamada Rising Nations. Este projeto visa alertar a comunidade internacional para o perigo e as consequências das mudanças climáticas na elevação do nível do mar e, por sua vez, alterar as definições associadas aos Estados que podem desaparecer não como resultado de uma guerra, mas por causa das mudanças climáticas.

Seus habitantes querem continuar pertencendo às suas nações atuais, mesmo que em sua maioria desapareçam do mapa. Por enquanto, tudo indica que é praticamente impossível reverter a tendência de elevação do nível do mar. A pergunta que fica é: para onde os habitantes dessas nações insulares migrarão nas próximas décadas?