Mistérios revelados do intrigante "poço do inferno" no Iêmen

No ano passado, uma equipe de especialistas conseguiu descer pelo misterioso buraco redondo e escuro de milhões de anos, que assustava os habitantes locais. Como ele é por dentro e o que encontraram? Saiba tudo aqui!

Por milhares de anos, o ‘Poço do Inferno’, no Iêmen, inspirou todos os tipos de lendas sobre sua formação e seres que, segundo o folclore local, vivem dentro dele. A tradição iemenita afirma que é o lar de demônios e outras criaturas do submundo conhecidas como djinns.

Trata-se de um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura que serve de porta de entrada para uma caverna de 112 metros de profundidade. Estima-se que o poço exista há milhões de anos.

Incrivelmente, foi apenas em 2021 que se realizou a primeira expedição científica que conseguiu descer e revelar detalhes inéditos de sua fauna e natureza mineral.

A equipe que administrou a descida explicou que a, aproximadamente, 65 metros de profundidade da superfície, os buracos das cavernas emanam água que forma pequenas cachoeiras de vários tamanhos, com cavernas formadas ao longo de milhões de anos.

“A cachoeira leste é a mais ativa, enquanto o fluxo de água da cachoeira sul é interrompido. O buraco contém uma variedade de depósitos de cavernas e organismos, que incluem cobras, sapos e besouros. Algumas estalagmites e estalactites atingem mais de 9 metros de comprimento”, explicou Mohammed al Kindi, geólogo que faz parte da equipe que completou a descida.

O que eles não encontraram foram seres sobrenaturais ou odores marcantes além dos de pássaros mortos, segundo o chefe da equipe de oito espeleólogos de Omã. Confira o incrível vídeo abaixo!

youtube video id=JGECeyJQ2es