Marte 2020: tempestade de poeira e frio glacial para a Perseverance

Em menos de 100 dias, o rover Perseverance enviado pela NASA aterrissará em Marte. A sua missão será encontrar vestígios de vida antiga no Planeta Vermelho e coletar poeira marciana para fins meteorológicos, antes do seu retorno à Terra.

Persévérance Mars
A nave espacial Perseverance enviada pela NASA em 30 de julho de 2020 deverá aterrissar em Marte em 18 de fevereiro de 2021.

A nave espacial Perseverance foi lançada em 30 de julho e deverá aterrissar em 18 de fevereiro de 2021. O rover será colocado da mesma forma que o seu predecessor Curiosity, ao longo da cratera Jezero, de 45 km de largura. Várias missões: encontrar sinais de vida antiga, se houver, e recolher amostras de poeira antes do seu retorno à Terra.

Missão Marte 2020:

Graças ao Curiosity já sabemos que há 3,5 mil milhões de anos atrás o Planeta Vermelho era um mundo mais quente e úmido, uma condição propícia ao aparecimento de formas de vida como as que conhecemos. Dessa forma, Marte foi habitável durante um longo período de tempo. Encontrar vestígios de vida extinta é a primeira missão da Perseverance. Especialmente porque a cratera Jezero já foi, no passado, um lago de água líquida abastecido por um rio.

Outra missão importante: coletar amostras do solo marciano, que serão armazenadas em contentores. A última missão será a de os trazer de volta à Terra. "Compreender a poeira marciana é muito importante para esta missão", disse Jose Antonio Rodriguez-Manfredi, principal pesquisador do Mars Environmental Dynamics Analyzer (MEDA).

MEDA é o instrumento responsável pela coleta dos dados meteorológicos, os quais são: temperatura, velocidade e direção do vento, pressão e umidade. Estes dados são muito importantes para as próximas missões de astronautas à Marte, para saber como sobreviver num mundo sem oxigênio, sob tempestades de poeira e com forte radiação solar.

O tempo em Marte: nublado, gelado e poeirento

As temperaturas médias no local de aterrissagem da Perseverance variam de -88°C à noite até -23°C à tarde. Ou seja, temperaturas glaciais, além de tempestades de poeira que são tão prejudiciais, como foi o caso da missão Apollo, em que elas afetaram os sistemas de arrefecimento dos jatos espaciais.

Nós não sabemos como os ventos marcianos e as mudanças de temperatura podem causar estas tempestades de poeira planetárias, mas será uma informação importante para missões futuras. Jose Antonio Rodriguez-Manfredi

O MEDA também permite medir a quantidade, forma e tamanho das partículas de poeira na atmosfera de Marte. Esta informação será utilizada para planejar as operações do helicóptero Ingenuity, que terá de sobrevoar a atmosfera de Marte. Se estes testes forem bem sucedidos, esta será a solução para coletar dados em áreas de difícil acesso para os veículos de rodas.

O MEDA está também equipado com SkyCam para fotografar e filmar o céu e as nuvens e monitorar o brilho para melhor compreender o ambiente de radiação em Marte. Para os astronautas, a condição mais extrema é a radiação. Todos estes dados têm um preço: a missão Marte 2020 custa quase 2,7 mil milhões de dólares, mas ela assegura um verdadeiro avanço para a Ciência.