Inverno na Serra da Mantiqueira: cidade surpreende com preços mais baratos e clima frio como Campos do Jordão

Descubra a incrível cidade na Serra da Mantiqueira que fica a apenas 20 km de Campos do Jordão e tem clima semelhante, muitos atrativos e preços mais acessíveis que este destino paulista.

Vista aérea da cidade na Serra da Mantiqueira, próxima de Campos do Jordão mas com preços bem mais acessíveis. Crédito: Divulgação.

Se você quer aproveitar um destino na Serra da Mantiqueira neste friozinho de inverno, com atrativos para todos os gostos e bolsos, então vai gostar desse roteiro que trazemos hoje.

Apesar da proximidade com a badalada Campos do Jordão, em São Paulo, nesta cidade predominam a tranquilidade e os ares do interior. E inclusive, ela tem clima semelhante e preços mais acessíveis do que a “Suíça brasileira”, e vários atrativos interessantes.

Esta cidade é uma alternativa para fugir dos altos preços de hospedagem e de restaurantes da região.

Estamos falando de Santo Antônio do Pinhal! Com clima ameno, ar puro, montanhas e rica cultura, a cidade atrai cada vez mais turistas em busca de natureza e tranquilidade. Descubra aqui mais sobre este refúgio serrano.

Como ir e quando visitar

Santo Antônio do Pinhal fica a 170 km da capital paulista e ir de carro pode ser a melhor opção, pois fica mais fácil para se locomover dentro da cidade. Os aeroportos mais próximos são os de São Paulo (Congonhas e Guarulhos).

O inverno é a alta temporada na região, um bom período se você quer curtir o friozinho, hotéis com lareiras e comidas específicas como fondue e chocolate quentes; e ainda assim os preços costumam ser mais acessíveis do que na vizinha Campos do Jordão.

Mas as épocas mais quentes também são convidativas para visitação, já que a cidade tem atrativos naturais, como cachoeiras e trilhas.

O que conhecer em Santo Antônio do Pinhal

Santo Antônio do Pinhal tem clima de montanha, mas seus atrativos são para todas as estações, como cachoeira, voo livre, gastronomia rica, vinícola e hospedagens charmosas. Os principais pontos turísticos são:

Igreja São Benedito

É uma igrejinha simples construída em cima de um morro, e com um relógio na sua encosta, sobre a grama. A construção não está tão conservada, mas vale a pena subir para apreciar a vista de lá de cima.

A Igreja São Benedito. Crédito: Divulgação.

Igreja Matriz

A Igreja Matriz de Santo Antônio do Pinhal tem uma arquitetura com influência do período colonial do Brasil. Ela foi construída no século 19, sendo um patrimônio histórico e cultural da região.

Mirante do Cruzeiro

Saindo da Igreja Matriz, tem a trilha para o Mirante do Cruzeiro, de cerca de 1 km. De lá de cima, pode-se ver a cidade. O nome do lugar vem da presença de um cruzeiro, símbolo cristão, que fica em cima da colina.

Praça Boulevard Araucária

Fica bem no centro da cidade e abriga várias lojas e restaurantes. O local tem arquitetura no estilo europeu.

Praça do Artesão

Fica a 300 metros da Praça Boulevard Araucária e nela tem uma ponte e um portal feitos em homenagem ao centenário da imigração japonesa, além de algumas esculturas da artista libanesa Odette Eid.

Praça do Artesão, mas seu nome oficial é Praça Benedito Marcondes Raposo. Crédito: Blog Mariana Viaja.

Estação Eugênio Lefévre

Foi construída em 1916, mas desde 2017 a ferrovia foi desativada e não tem previsão para voltar. Turistas gostam de caminhar pelos trilhos, tirar fotos legais e também comer um pastelzinho de Belém ou bolinho de bacalhau no café da estação, que é bem tradicional.

Pico Agudo

Indo mais para o lado da natureza, o Pico do Agudo é um dos pontos mais altos da Serra, com mais de 1.600 metros de altitude. De lá, os visitantes têm uma vista panorâmica privilegiada da Serra da Mantiqueira e de várias cidades do Vale do Paraíba.

Pico Agudo em Santo Antônio do Pinhal (SP). Crédito: Divulgação.

Dá até pra observar a Pedra do Baú, localizada na vizinha São Bento do Sapucaí. E dependendo da condição do vento, é possível saltar de asa delta ou de parapente de lá.

Jardim dos Pinhais Ecco Parque

É um espaço de mais de 1.200 metros em meio à natureza que reúne 10 jardins inspirados em diferentes lugares do mundo, como Japão, Holanda, Canadá, México, Itália e outros! Para quem vai com criança, o passeio é interessante pois o último jardim é temático de dinossauros.

Cachoeira do Lageado

Uma cachoeira bonita, com uma grande queda d’água. Tem um poço fundo logo embaixo da queda, para quem quiser se banhar. De lá, tem trilhas que levam para outras quedas menores. A trilha até a cachoeira tem boa estrutura, com corrimão e banheiro, e o entorno da cachoeira é bem conservado, com bancos e mesas.

Referências da notícia

Interior de SP tem cidade tão boa e tão fria quanto Campos do Jordão e bem mais barata. 30 de julho, 2025. Bruna Lima.

Santo Antônio do Pinhal: hospedagens, passeios e roteiros. 06 de agosto, 2024. Mirela Mazzola.

O que fazer em Santo Antônio do Pinhal (SP): roteiro para fim de semana, com preços!. 06 de março, 2024. Lígia Antoniazzi.