Nordeste fora do óbvio: conheça 6 destinos praianos escondidos que ainda não lotaram

O Nordeste do Brasil é conhecido por suas praias paradisíacas, como Porto de Galinhas e Jericoacoara. Mas a região oferece muito mais do que os roteiros tradicionais, com destinos menos conhecidos que oferecem experiências únicas.

Praia de Moreré, na Ilha de Boipeba, Bahia. Crédito: Romildo A/Tripadvisor.

O Nordeste do Brasil possui muitos destinos turísticos populares, como as praias de Porto de Galinhas, Jericoacoara e Praia do Forte. Estes são lugares especiais sim, mas na região há uma riqueza de destinos menos conhecidos e explorados que oferecem experiências únicas.

E por isso, estes destinos são menos lotados e oferecem tranquilidade, sossego e diversão para a família, além de paisagens deslumbrantes. Descubra aqui conosco 6 desses destinos praianos que ainda não lotaram.

6 praias fora do óbvio para conhecer no Nordeste

O Nordeste possui destinos que ainda não foram descobertos pelo turismo de massa. A seguir, te mostramos 6 deles que merecem ser incluídos no seu próximo roteiro de viagem.

Ilha de Boipeba - Bahia

A Ilha de Boipeba é um local ideal para quem quer proximidade da natureza e busca a paz para relaxar e descansar, com praias desertas, sombras de coqueiros e passeios a pé, de lancha ou de canoa.

O nome de ‘Boipeba’ vem da palavra tupi ‘m'boi pewa’ que quer dizer ‘cobra chata’, em referência a tartaruga marinha.

A ilha está localizada no Arquipélago de Tinharé, que compõe o município de Cairu, situado no Baixo Sul da Bahia, e oferece um ambiente mais calmo e menos explorado. Suas praias são tranquilas e de águas cristalinas, e as principais são a Praia de Moreré, ideal para mergulho e observação de vida marinha, a Praia da Cova da Onça e a Praia da Ponta dos Castelhanos. Mas também há trilhas ecológicas para explorar a flora e fauna locais.

Praia de Atins, Maranhão

Atins é uma vila de pescadores localizada na entrada dos Lençóis Maranhenses, no estado do Maranhão. O lugar é tranquilo, com um ar que lembra Trancoso e Jericoacoara, mas ainda bem pequeno.

A praia de Atins tem foz de rio, dunas, escola de kitesurf, sossego e paisagens intocadas. O vilarejo conta com um “centrinho” com pousadas rústicas, com bares e alguns serviços a mais e só.

Praia de Bitingui, em Japaratinga (Alagoas)

O município de Japaratinga, no Alagoas, tem praias de águas cristalinas, piscinas naturais e um clima acolhedor, ideal para quem quer fugir do agito. E uma destas praias, ainda pouco explorada, é a Praia de Bitingui.

Praia de Bitingui, em Japaratinga (Alagoas), com seus coqueiros muito fotografados pelos turistas devido à inclinação quase horizontal, próximo à areia. Crédito: Carlos Alberto Novelino de Amorim/Flickr.

A Praia de Bitingui é uma das mais tranquilas da região, não recebe muitos visitantes, tornando o lugar uma pérola do litoral alagoano. Seu mar tem águas calmas e cristalinas.

Sem muitas aglomerações, Bitingui é muito procurada para a prática de esportes, como caiaque e vela. E suas paisagens incluem coqueirais à beira-mar.

Praia do Patacho - Alagoas

A Praia do Patacho está localizada em Porto de Pedras, também em Alagoas. De beleza natural e muita tranquilidade, seus cenários são praticamente desertos, com águas cristalinas e calmas, coqueiros e recifes de corais.

Praia do Patacho, em Porto de Pedras, no Alagoas. Crédito: Blog Viagens e Caminhos.

Mais um destino ideal para quem busca silêncio, já que ainda é pouco explorada. Por lá, é possível fazer passeios de jangada até as piscinas naturais e observar a vida marinha.

Praia de Ponta do Mel - Rio Grande do Norte

A Praia de Ponta do Mel está localizada no município de Areia Branca, no Rio Grande do Norte, e é outro destino ainda pouco conhecido da maioria da população.

Com suas falésias coloridas e dunas de areia, a praia oferece um cenário natural incrível e com muita tranquilidade, ideal para quem busca sossego. A paisagem conta ainda com vegetação da caatinga, como cactos gigantes, e animais típicos desse tipo de região, como cabras e jegues.

Praia de Galinhos, Rio Grande do Norte

No município de Galinhos, também no Rio Grande do Norte, está a praia de mesmo nome. A Praia de Galinhos é mais isolada, simples e rodeada por dunas e falésias, proporcionando vistas deslumbrantes sobre o mar nas proximidades.

Na Praia de Galinhos (RN) não há carros nas ruas, apenas buggys, e a vila mantém um ritmo calmo e relaxante. Crédito: Blog Escolha Viajar.

O lugar é tranquilo mesmo… não há carros ou multidões por lá, apenas ruas tranquilas. O acesso a Galinhos é feito por barco, partindo do distrito vizinho de Galos, o que contribui para a sua atmosfera de isolamento e beleza.

Referências da notícia

Descubra o Nordeste fora do óbvio: 7 destinos pouco explorados. 06 de maio, 2025. Amanda Oliveira.

3 lugares fora do óbvio para viajar no Nordeste e aproveitar o verão. 11 de outubro, 2024. Maíra Campos.