Inverno: forte tempestade de neve provoca caos na Grécia e na Turquia

A Tempestade Elpis, nomeada pelo Serviço Meteorológico Grego (EMY), está “congelando” várias cidades da Grécia, deixando temperaturas abaixo dos 0°C e muita neve, inclusive ao nível do mar. Na Turquia, onde já faleceram pelo menos três pessoas, as nevascas têm causado muitos problemas. Veja as imagens!

Nos últimos dias os países do leste europeu, como a Grécia e a Turquia, têm sido fortemente atingidos pelo frio e pela neve. Na Grécia, este episódio de tempo severo, nomeado de Tempestade Elpis pelo Serviço Meteorológico Grego (EMY), está “congelando” várias cidades do país, derrubando as temperaturas abaixo dos 0°C e provocando muita neve.

Na capital, Atenas, a neve, cada vez mais espessa, tem-se fixado rapidamente nas colunas de mármore da antiga Acrópole. O evento meteorológico torna-se ainda mais impressionante porque a neve ocorrendo ao nível do mar, em lugares como Santorini, Mykonos, Syros, Naxos, Tinos e Andros.

As ilhas gregas têm estado cobertas de neve desde domingo, algo único na vida. Segundo os habitantes locais, a última vez que esta quantidade de neve caiu nas Cíclades foi há várias décadas. As regiões norte e centro gregas são as mais atingidas pelas condições meteorológicas extremas, que vão afetar o país até terça-feira, 25 de janeiro.

De acordo com o EMY, prevê-se neve, até mesmo nas planícies do país, incluindo a região da Ática. As principais características da segunda incursão da tempestade Elpis serão temperaturas muito baixas, intensas nevascas - mesmo nas áreas baixas do norte e leste da Grécia, bem como nas ilhas do Egeu – com ventos fortes de até 85 km/h. Escolas e centros de vacinação contra a covid-19 estarão encerrados em Ática até amanhã, 25 de janeiro, por precaução.

Na Turquia, tal como previsto, a neve tem provocado inúmeros problemas. As regiões norte e oeste turcas continuam em “luta” contra a neve desde o fim de semana graças à frente que afetou outras partes do país na semana passada.

Grandes cidades com caos no trânsito. Em Istambul, três pessoas morreram num acidente de autocarro no domingo, enquanto outras 18 ficaram feridas quando um autocarro se descontrolou devido à neve e gelo na estrada. Em Istambul, a queda de neve vai continuar até meados da semana e as universidades e outros serviços públicos estarão fechados por dois dias. A passagem pelo Bósforo foi temporariamente fechada devido à redução da visibilidade.