Intenso terremoto de 7,2 no Haiti provoca destruição e vítimas fatais

O terremoto de magnitude 7,2 causou graves danos em pelo menos duas cidades do Haiti, interrompendo as comunicações e soterrando os residentes nos escombros.

Um terremoto de magnitude 7,2 atingiu o Haiti na manhã desta sábado (14), atingindo o empobrecido país caribenho que ainda está se recuperando de um poderoso terremoto há mais de 11 anos. Muita destruição e pessoas presas em escombros em pelo menos duas cidades.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (U.S.G.S) disse que o terremoto ocorreu a 8 km da cidade de Petit Trou de Nippes, na parte oeste do país, cerca de 130 km a oeste de Porto Príncipe. Foi acrescentado que o tremor ocorreu a uma profundidade de 11 quilômetros e é o mais poderoso desde 2010 de magnitude 7,0.

O terremoto dificilmente poderia ter acontecido em um momento pior para a nação de 11 milhões, que está passando por uma crise política desde que o presidente Jovenel Moïse foi assassinado em 7 de julho.

Houve relatos e confirmações oficiais de fatalidades, mas não há até o momento um número oficial. Fotos e vídeos postados nas redes sociais mostraram estruturas desabadas e moradores em pânico gritando os nomes de seus entes queridos.

“Muitas casas caíram. Muitas pessoas estão presas sob os escombros ”, disse Widchell Augustin, 35, de Les Cayes, onde mora. “Podemos ouvir as pessoas gritando sob os escombros. As pessoas estão indo e voltando do hospital.”

Prédios inteiros de três andares foram nivelados ao nível dos olhos, grupos civis estão ajudando a vasculhar os escombros e tentando extrair alguém preso.

Alguns moradores de Les Cayes ficaram com medo dos alertas de tsunami desencadeados pelo terremoto, fugindo de uma onda de água do mar que inundou uma rua. O Centro de Alerta de Tsunami dos EUA relatou uma ameaça de tsunami em algumas regiões costeiras, mas nada extremo felizmente ocorreu.