Intenso ciclone no mar Arábico pode atrasar monções

Divergências entre os modelos numéricos atmosféricos estão provocando incertezas com relação ao início das monções indianas neste ano. Os modelos estão prevendo a chegada de um sistema de baixa pressão no início da estação, porém a intensidade do sistema ainda é indeterminada.

Monção da Índia
Uma área de baixa pressão no Mar Arábico central gerou uma depressão tropical e levará chuvas pré-monção às áreas costeiras de Maharashtra na primeira semana de junho. Fonte: NOAA

Incertezas rondam a previsão da chegada das monções sobre Kerala (estado na tropical Costa do Malabar, na Índia). Enquanto a data oficial do início das monções deste ano permanece em 5 de junho, o Departamento Meteorológico da Índia (DMI) disse no sábado (30) que as condições eram favoráveis em 1º de junho. A incerteza deve-se principalmente a um modelo meteorológico que sugere o desenvolvimento de um ciclone no mar da Arábia após 31 de maio. A força e a trajetória desse sistema meteorológico podem, no pior dos casos, atrasar o progresso das monções.

O modelo do Centro Europeu de Previsão Meteorológica de médio prazo mostra um ciclone em desenvolvimento no Mar Arábico. No entanto, os modelos indianos estão mostrando que este sistema não será tão intenso e provavelmente se tornará uma depressão profunda, no máximo. Isso pode significar alguns dias de atraso no início das monções caso realmente se confirmar um sistema mais intenso.

Especialistas acreditam que, como as temperaturas da superfície do mar são mais altas do que o normal no mar da Arábia, há energia suficiente para fazer deste o segundo ciclone da temporada de ciclones do Norte do Oceano Índico em 2020, depois de Amphan. No entanto, o risco para a costa oeste da Índia permanece baixo. As últimas previsões tendem a levar qualquer desenvolvimento de ciclones a noroeste e longe da Índia na próxima semana.

Se o ciclone se formar sobre o Mar da Arábia, poderemos testemunhar uma repetição da situação em 2019, quando o ciclone Vayu interrompeu o progresso das monções durante a segunda semana de junho, após o seu início em Kerala, em 8 de junho. Meteorologistas temem que uma forte tempestade possa retardar o progresso das monções para outras partes do país e levar a um déficit significativo de chuvas em junho.

“Você pode se interessar por: Existe monção na América do Sul?

Em junho de 2019, a Índia testemunhou um déficit de 33% nas chuvas, no entanto, o acumulo geral foi de 10% em excesso. A boa notícia, no entanto, é que o DMI previu chuvas normais no país neste ano como um todo de junho a setembro. É provável que a precipitação sazonal fique dentro média climatológica.

As tempestades que se desenvolvem no mar começam como baixas pressões e passam para depressões, depressões profundas e depois para três categorias de ciclones. O mais recente é o super ciclone Amphan na Baía de Bengala.

Sistema de Monções

Um critério adotado pelo DMI para declarar o início das monções anualmente é que pelo menos 8 das 14 estações meteorológicas em Kerala e Karnataka reportem consistentemente mais de 2,5 mm de chuva por dois dias contínuos. De acordo com a Skymet Weather Services, este critério já foi alcançado, assim como critérios relacionados com a intensidade e direção dos ventos, e que o DMI já deveria ter declarado o início das monções.

Em 15 de maio, a Skymet Weather Services previa a data de chegada das monções em 28 de maio. Nesse mesmo dia, o DMI previa um atraso de quatro dias no início de 5 de junho, em grande parte devido à influência de Amphan. A data de início do DMI, em 5 de junho, é baseada em um modelo meteorológico que possui uma margem de erro interna de quatro dias. Assim, o início de 5 de junho pode abranger tecnicamente todos os dias de 1 a 9 de junho.