Intensa atividade vulcânica de Sakurajima cobre várias regiões do Japão com cinzas

Até três erupções ocorreram na província de Kagoshima, no Japão. As impressionantes colunas de fumaça atingiram alturas de mais de 4.200 metros. Veja as atualizações.

Três erupções vulcânicas foram registradas nesta quinta-feira, 15 de maio, em Sakurajima, na província de Kagoshima, Japão. As imponentes colunas de cinzas foram observadas de vários pontos distantes, atingindo alturas de mais de 4.200 metros acima do nível do mar.

Associado ao movimento vulcânico desta montanha, foi registrada queda de cinzas na cidade de Kagoshima, reduzindo significativamente a visibilidade em diversas ruas da cidade. De acordo com relatos da mídia regional, a primeira erupção ocorreu às 10h14 (horário local no Japão), gerando uma grande coluna de fumaça.

A coluna se estendeu a mais de 2.400 metros acima do nível do mar e se moveu para sudeste. Pouco depois, às 11h35 (horário local no Japão), ocorreu uma segunda erupção e a coluna de cinzas subiu para mais de 4.200 metros e também se moveu para sudeste.

A terceira erupção ocorreu às 21h38 (horário local) e gerou uma coluna de fumaça e cinzas que subiu acima de 3.600 metros e com um movimento em direção para leste. Pessoas capturaram fotos e vídeos que rapidamente se tornaram virais nas redes sociais.

Visibilidade reduzida nas estradas

A quantidade de cinzas foi tão grande que a visibilidade ficou significativamente reduzida para quem caminhava na rua ou dirigia um veículo. Especialistas acreditam que uma leve queda de cinzas também pode ocorrer na província de Miyazaki; mas isso dependerá da intensidade e direção do vento.

As imponentes colunas de cinzas foram observadas de vários pontos distantes, atingindo alturas de mais de 4.200 metros acima do nível do mar.

As autoridades mantêm o nível de alerta do vulcão no nível 3 em uma escala de cinco pontos. O acesso num raio de 1 quilômetro da cratera foi restrito devido à atividade explosiva severa que pode colocar em risco a segurança de aventureiros.

Estrato vulcânico dos mais ativos

Sakurajima é um vulcão classificado como estratovulcão e um dos mais ativos do Japão. Está localizado dentro do território conhecido como Caldeira de Aira, que fica na parte norte da Baía de Kagoshima; ela foi formada há aproximadamente 22.000 anos após uma erupção massiva que produziu fluxo piroclástico.

Especialistas em vulcanologia dizem que Sakurajima começou a se formar há aproximadamente 13.000 anos. Acredita-se que originalmente era uma ilha até que uma grande erupção em 1914 a conectou à Península de Osumi. Isso tem mantido atividade frequente desde o século 8. Desde março de 2017, mantém atividade constante.