Incrível: lava continua quente e chuva evapora em La Palma, na Espanha

As chuvas dos últimos dias nas Ilhas Canárias, na Espanha, caíram sobre os fluxos de lava ainda quentes da ilha de La Palma, onde a erupção cessou há apenas alguns meses. O resultado é surpreendente: a evaporação da água e nuvens difusas de vapor.

Nos últimos dias, um fenômeno espetacular ocorreu na Ilha de La Palma, no arquipélago das Canárias (Espanha). A temperatura dos rios de lava continua alta o suficiente para evaporar a água da chuva que caiu sobre eles nos últimos dias, e colunas generalizadas de vapor d'água se formaram. A erupção do novo vulcão de La Palma, na área de Cumbre Vieja, terminou há apenas alguns meses, no início de dezembro de 2021. Durou três meses, cobrindo a zona sul da ilha com lava, destruindo milhares de prédios, casas e infraestruturas e obrigando milhares de moradores a deixarem suas casas.

A parte superficial dos fluxos de lava solidifica ao contato com o ar dopo poche algumas horas após sua emissão, assumindo a característica cor enegrecida (que varia de acordo com a composição química). No entanto, essa solidificação ocorre apenas na parte superficial, que fica em contato com o ar, que é muito mais frio que a lava. Abaixo desta crosta superficial a temperatura permanece alta por muito tempo.

Recordamos também que quando a lava fluiu das aberturas eruptivas, ela tinha uma temperatura superior a 800°C. Abaixo da crosta de lava solidificada resfriada, a lava continua a manter uma temperatura muito alta por muito tempo. Embora vários meses tenham se passado desde o final da erupção, as camadas de lava subjacentes ainda estão muito quentes e, quando chove, uma reação física imediata é gerada. A água da chuva, em contato com a lava ainda quente, evapora, gerando o espetáculo destes últimos dias.

youtube video id=8q0cK2l7bhw

Em alguns casos, quando as erupções ainda estão ativas com emissão de lava, o fato de a superfície solidificar cria uma proteção para a lava subjacente. Esta lava continua a fluir e pode percorrer vários quilômetros, gerando os chamados "túneis de lava". Uma vez terminada a erupção, as lavas transformam-se em túneis muito compridos que podem ser explorados; verdadeiras grutas vulcânicas.