Incêndio florestal destroi dezenas de casas na Austrália

O incêndio florestal de Wooroloo já queimou mais de 10000 hectares, incluindo áreas residenciais, onde destruiu pelo menos 71 casas. Oficiais disseram que o vento está dificultando o controle do fogo na região, que está sob lockdown devido a um surto de COVID-19.

Incêndio florestal destroi dezenas de casas na Austrália
Bombeiro tenta controlar incêndio a nordeste de Perth, na Austrália. Dezenas de casas foram destruídas na região, que está em lockdown devido ao COVID-19 (imagem: Evan Collis/DFES via AP)

Um grande incêndio se formou em Wooroloo, ao sudoeste da Austrália, alimentado por ventos fortes e temperaturas altas. Ao todo, o fogo já queimou mais de 10.000 hectares e pelo menos 71 residências, deixando 6 bombeiros feridos durante o combate às chamas. Apesar dos alertas, alguns moradores não tiveram tempo para evacuar e continuam no local.

A região fica a cerca de 50 km da cidade de Perth e há pelo menos 200 bombeiros lutando contra o incêndio no local, prestando auxílio aos moradores e instalando linhas de contenção. De acordo com autoridades, o vento forte está dificultando o controle do incêndio.

Alertas pediram aos moradores que se abrigassem antes da chegada do incêndio para evitar o calor extremo, e se movessem para um local que já tenha sido queimado caso o abrigo entre em chamas.

Estávamos sentados dentro de casa por causa do lockdown quando sentimos cheiro de fumaça do lado de fora. Saímos para ver de onde vinha e notamos que o fogo já estava do outro lado da rua.

Elaine Palfrey disse ao portal ABC que sua família fugiu de casa quando viu as chamas se aproximando. “Vimos uma grande chama saindo de uma árvore e fumaça escura. Com o vento vindo em nossa direção, não haveria muito tempo. Decidimos empacotar o que conseguíssemos e sair correndo”.

A família recebeu abrigo na casa de um membro da família, de onde viram uma filmagem no noticiário que mostrava sua casa pegando fogo.

A região de Wooroloo e Gidgegannup está sob lockdown devido a um surto de COVID-19, exigindo que cerca de 2 milhões de pessoas permaneçam em suas residências. Como o país leva muito a sério as restrições da pandemia, as autoridades precisaram alertar aos moradores que escapar do incêndio florestal deve ter precedência sobre as restrições do COVID-19.

"Se você tiver qualquer dúvida, saia", disse o coordenador de emergência Chris Dawson à Australian Broadcasting Corporation. "Se você está na zona de fogo, não hesite. Não queremos que as pessoas sejam tão cautelosas a ponto de ameaçarem a si próprias ou aos seus entes queridos.

O comissário do DFES, Darren Klemm, disse em uma coletiva de imprensa que a situação "anula qualquer requisito de quarentena".

Sistema meteorológico pode aliviar os incêndios florestais australianos

A região de Perth não recebe chuva desde 13 de dezembro do ano passado, e já ultrapassou os 38 C um total de nove vezes desde então. As condições de tempo muito seco e temperaturas altas têm alimentado o incêndio de uma maneira sem precedentes na história da cidade.

A situação pode mudar nos próximos dias, com o avanço de uma baixa tropical na costa da Austrália. O sistema meteorológico formará tempestades em diversas regiões do país ao longo dos próximos dias.

Antes de sua chegada, a mudança de intensidade e direção dos ventos pode dificultar ainda mais o combate aos incêndios na região de Perth. Mas a boa notícia é que o sistema trará chuva já no próximo fim de semana. As previsões indicam que a tempestade vai umedecer o solo e ajudar no controle do incêndio, embora qualquer tempestade mais intensa traga também risco de inundações.

Os incêndios florestais na Austrália são naturais e têm contribuído para moldar a natureza do continente. O leste da Austrália é uma das regiões mais propensas a incêndios do mundo, e suas florestas evoluíram para prosperar após a passagem do fogo. No entanto, as chamas mataram bilhões de animais e aproximadamente 800 pessoas na Austrália desde 1851.