O sal que você ingere pode estar contaminado com plástico!

A poluição do mar está levando à contaminação de produtos originados do oceano, como o sal de cozinha que usamos diariamente. O microplástico está presente em mais de 90% do sal comercializado e ameaça a segurança alimentar da população.

Seu sal de cozinha está contaminado com plástico
A quantidade de detritos plásticos nos oceanos aumenta a cada dia e pode colocar a segurança alimentar dos seres humanos em risco (imagem: Sergei Tokmakov)

Não é novidade que os oceanos estão sendo poluídos em uma escala global a décadas. Diariamente, toneladas de detritos são despejados nos mares de todo o planeta sem nenhum tipo de tratamento ou preocupação com o seu impacto no meio-ambiente.

Mas não são só as espécies marítimas que estão sendo ameaçadas pela poluição desenfreada. Uma série de produtos que consumimos são originados do mar, como pescados, algas e sal marinho. Portanto, não é uma surpresa que a poluição esteja retornando e nos contaminando também.

Cientistas analisaram dezenas de pesquisas ao longo dos últimos anos, conduzidas em diversos países, inclusive o Brasil. A constatação é de que 90% do sal comum de cozinha, que usamos em nosso dia a dia, está contaminado com microplástico, que pode absorver contaminantes e transferi-los para nossas refeições.

O que são microplásticos? De onde eles vêm?

Microplásticos são partículas de plástico menores de 5 mm, e hoje são consideradas poluentes ambientais globais encontrados até nos locais mais remotos do planeta. Estas partículas podem entrar diretamente no meio-ambiente, ou podem ser geradas pela quebra sucessiva de pedaços de plástico maiores.

Algumas das maiores fontes de partículas plásticas são o desgaste de pneus de carro, produção industrial, navios, descarte ilegal de tinta, e tecidos sintéticos. E de fato, a expansão da moda veio graças à produção de roupas sintéticas de poliéster - que compõe a grande maioria das peças comercializadas hoje em dia.

As maiores fontes de partículas plásticas são o desgaste de pneus de carro, produção industrial, navios, descarte ilegal de tinta, e lavagem de tecidos sintéticos.

Mas o custo que poupamos dos nossos bolsos está sendo cobrado de outra maneira. A indústria é considerada hoje uma das maiores poluidoras do mundo. Além disso, uma única lavagem de roupas sintéticas comuns na máquina de lavar pode despejar até 700 mil partículas de plástico nas águas de rios, que acabam sendo levadas para o mar.

Uma vez despejadas nos oceanos, as partículas poluem praticamente todo o ecossistema e as criaturas que lá vivem - E o sal que usamos em nosso dia-a-dia não é exceção. Microplásticos foram encontrados em sais comerciais de 128 marcas, de 38 países diferentes em 5 continentes.

E apesar da concentração de plástico nas amostras de sal ser inferior à relatada em outros produtos, como mexilhões e frutos do mar, os sais comerciais são usados todos os dias e com grande frequência. Isso os torna uma rota de exposição de longo prazo que pode causar efeitos adversos na saúde humana.

Quando comemos sal, 10% dos microplásticos ingeridos são absorvidos pela corrente sanguínea. Dentro do nosso corpo, as partículas podem se acumular e ser responsáveis por respostas biológicas negativas. Há pesquisas que indicam possibilidade de inflamação, intoxicação, estresse oxidativo, necrose tecidual, fibrose e até mesmo formação de câncer.

O que fazer para reduzir a poluição por microplásticos?

Hoje em dia, é praticamente impossível viver sem utilizar plástico. Mas, mais importante do que evitá-lo, é dar o destino adequado ao lixo que produzimos. Há pequenas ações que podemos tomar em nosso dia-a-dia que são capazes de causar um grande impacto positivo no meio-ambiente.

Ao adquirir roupas, confira sempre sua etiqueta e dê preferência às peças feitas com algodão ou tecidos não-sintéticos. Ao utilizar embalagens ou produtos de plástico, não descarte em lixo comum, envie-os sempre para a reciclagem. Ao fazer compras, leve sacolas reutilizáveis para não precisar de saquinhos plásticos. E, se for à praia, recolha seu lixo e não deixe detritos na areia.

Se cada um dos quase 8 bilhões de seres humanos do planeta fizer sua parte, estaremos poupando o meio ambiente de milhões de toneladas de poluição todo ano. Qualquer mudança que desejamos para o mundo precisa começar por nós mesmos.