Em Nova Delhi, você paga para respirar! Da crise à oportunidade

As crises geralmente criam oportunidades, incluindo as ambientais. Os problemas de poluição geraram uma indústria de tecnologia com ideias que às vezes superam a ficção. Contamos algumas dessas invenções.

poluição
40% da população de Nova Délhi admitiu querer deixar a cidade devido aos níveis alarmantes de poluição.

Bangladesh, Paquistão e Índia lideram o ranking dos países mais poluídos do mundo, de acordo com o Relatório Mundial de Qualidade do Ar IQAir de 2018. Entre eles, Nova Délhi se destaca como a capital mais poluída e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, seus níveis de poluição são até 20 vezes mais altos do que o recomendado. E como muitas vezes acontece em muitas ocasiões, a necessidade afia a engenhosidade.

No mesmo mês de Novembro, Nova Délhi estava voltando à mídia devido aos altos níveis de poluição causados, principalmente, pela queima de pastagens. Não devemos esquecer que mais de 40 milhões de pessoas vivem nesta área do planeta. Portanto, o governo indiano decidiu tomar medidas como desviar voos ou alertar a população para limitar as atividades ao ar livre. Mas iniciativas privadas para esse problema de saúde vão muito além.

Há alguns meses, bares projetados para respirar ar puro estão na moda na capital indiana. Longe de desfrutar apenas de comida, bebida ou companhia, agora você também pode pagar para respirar ar puro. De fato, o custo desse "novo luxo" é de cerca de 3,5 euros em alguns lugares por quinze minutos de ar fresco. É 15 vezes mais caro que a água potável. Mais do que um bar onde você pode escapar da poluição, essa ideia é entendida como um spa de pulmão.

Tecnologia de Poluição

As crises geralmente geram oportunidades, incluindo as ambientais, e esse grave problema de saúde gerou uma indústria inteira em torno dele. Os bares indianos são apenas um exemplo, mas existem outras soluções que surgiram nos últimos anos para mitigar seus efeitos. Os cosméticos são um deles, pois a poluição é um dos principais fatores que influenciam o envelhecimento da pele. As partículas de contaminação penetram nas camadas da epiderme, inflamando-a ou causando danos ao colágeno. Isso gera desidratação e fraqueza em nossa pele, o que leva ao envelhecimento prematuro que pode ser refletido através de manchas e/ou rugas.

Nosso cabelo é outro daqueles prejudicados pela poluição, pois a regeneração pode ficar cada vez mais lenta. Assim, a indústria cosmética utiliza antioxidantes como principais ativos de seus produtos, embora a não exposição, sempre que possível, e a alimentação adequada passem pelos melhores aliados a esse respeito.

qualidade do ar
Não devemos apenas levar em consideração a poluição externa, mas também a qualidade do ar dentro de nossas casas.

Outras tecnologias passam por sistemas muito mais sofisticados. Também na Índia, a tinta mural foi feita a partir de carbono emitido por veículos. Em Krommenie, na Holanda, existem ciclovias que produzem energia com a passagem de veículos. Os carros solares que cobrem seu corpo com painéis fotovoltaicos já estão sendo fabricados para gerar um alcance de até 30 km. Alguns ônibus de Londres têm purificadores de ar. Em Tudela, Navarra, eles criaram lajes ecológicas de concreto que foram instaladas em muitas cidades espanholas e que trabalham com um sistema semelhante à fotossíntese para combater a poluição.

Até a tecnologia antipoluição chega ao vestuário. Existem lenços capazes de filtrar partículas contaminantes, além de vírus e bactérias, através de filtros. E se estivermos ainda mais conscientes desse problema de saúde e quisermos conhecer os níveis de poluição em nosso ambiente, também existem sensores e aplicativos móveis que podemos usar diariamente. Ideias não faltam.