Groenlândia regista a temperatura mais baixa do inverno até agora no Hemisfério Norte!

Após registar os primeiros -50°C do seu histórico em 2022, a estação Summit Camp da Groenlândia esfriou muito nos últimos dias e ultrapassou a Sibéria ao registar a temperatura mais baixa do inverno até agora no Hemisfério Norte!

Greenland Summit Camp Station
A estação Summit Camp da Groenlândia é financiada pela National Science Foundation (NSF) dos EUA e operada pela Battelle Arctic Research Operations (ARO) com orientação do Science Coordination Office (SCO). Fonte: Capricorn4049/CC BY-SA 4.0

De acordo com o INTERACT - Rede Internacional de Investigação e Vigilância Terrestre no Ártico, a estação de Summit Camp (Greenland Summit Camp Station em inglês) possui as coordenadas 72°36' N, 38°25' W e é uma plataforma de investigação situada perto do topo do manto de gelo da Groenlândia, a uma altitude de 3.210 metros. Localiza-se no interior do Kalaallit Nunaanni nuna eqqissisimatitaq, ou Parque Nacional do Nordeste da Groenlândia.

Este é o maior parque nacional do mundo e protege 972.000 km² de gelo interior e geleiras, bem como as regiões costeiras adjacentes. No inverno a população da estação Summit Camp é de 5 habitantes e no verão chega a ter 55 pessoas. A estação de investigação nasceu em abril de 1989.

Características climáticas e geográficas da Summit Camp

A estação Summit Camp localiza-se no planalto polar elevado da camada de gelo da Gronelândia. A topografia de neve é mínima e o ponto mais próximo de terra exposta fica a cerca de 400 km de distância. A estação situa-se na região de acúmulo do manto de gelo e regista aproximadamente 0,7 metros de acumulação de neve por ano.

youtube video id=BfFpcj7Mnbo

A altitude de pressão efetiva varia entre 3.353 e 3.962 metros. As temperaturas variam entre -67ºC no inverno e aproximadamente 0 ºC no verão. As velocidades do vento no verão são geralmente amenas, mas podem ultrapassar os 74 km/h durante as tempestades. No inverno, foram registadas velocidades de vento sustentadas superiores a 130 km/h.

A estação Summit Camp oferece acesso a um local de elevada altitude, alta latitude, baixo teor de vapor de água e com apoio durante todo o ano. Isto permite aos investigadores medir componentes do sistema terrestre que, de outra forma, não estariam acessíveis. A instalação é atualmente a estação de investigação de maior altitude localizada a norte do Círculo Polar Ártico.

Registada na Groenlândia a temperatura mais baixa deste inverno no hemisfério norte até agora...

Segundo Maximiliano Herrera, climatologista e autor da “coleção de temperaturas extremas mais confiável e atualizada da WEB!” a estação Summit Camp da Groenlândia, após registar os primeiros -50°C da história climática - empatados com 2022 -, arrefeceu acentuadamente nos últimos dias, fazendo deste local o mais frio do Hemisfério Norte até agora, batendo inclusive a Sibéria.

Na passada terça-feira, 26 de dezembro de 2023, o termómetro na em Summit Camp (Groenlândia) atingiu uns impressionantes -59,8°C, ultrapassando assim a Sibéria com a temperatura mais baixa registada até agora no Hemisfério Norte este inverno.

A comunidade local mais próxima da estação Summit Camp é Ilulissat, a uma distância de 593 km. A comunidade de investigação da estação Summit Camp colabora com investigadores da Groenlândia, Dinamarca e de todo o mundo.

Centro de investigação interdisciplinar

A estação Summit Camp transformou-se num centro de investigação interdisciplinar que apoia uma vasta gama de pesquisas científicas durante todo o ano. Os domínios da meteorologia, glaciologia, química atmosférica e astrofísica estão todos representados.

Para além dos projetos conduzidos por investigadores, a estação Summit Camp alberga um programa empenhado em manter durante todo o ano medições das principais variáveis de base das alterações climáticas no local.