Furacão Larry: novo super furacão ameaça os EUA e o Canadá

Após a passagem fatal do Furacão Ida pelos Estados Unidos, um novo furacão de categoria intensa ameaça a costa leste do país, o Furacão Larry. Felizmente, Larry ficará longe do continente, sobre o oceano, porém ele deverá gerar condições marítimas perigosas na costa.

Furacão Larry, hurricane
Furacão Larry atingiu a categoria 3 sobre a porção central do Atlântico Norte. Imagem: RAMMB/CIRA.

Ao se aproximar do pico da temporada de furacões deste ano, que ocorre em meados de setembro, o Oceano Atlântico Norte virou um berço de super furacões! Logo após o Furacão Ida terminar sua longa e trágica passagem pelo leste dos Estados Unidos, deixando mais de 60 mortos, um novo super furacão nasceu sobre o Atlântico, o Furacão Larry!

Apesar de estar distante do continente, o Furacão Larry está gerando ondas fortes no Atlântico Norte, colocando em risco a costa leste dos Estados Unidos e Canadá.

Enquanto os aglomerados convectivos remanescentes de Ida causavam chuvas recordes e inundações nos estados do nordeste dos Estados Unidos na quarta-feira passada (01), Larry surgia como tempestade tropical no leste do Atlântico Tropical, ao sul de Cabo Verde. Larry passou por uma rápida intensificação, sendo classificado como furacão de categoria 1 na manhã de quinta-feira (02) e atingiu a categoria 3, considerada intensa, na noite de sexta-feira (03).

Na manhã desta terça (07) Larry estava girando sobre a porção central do Atlântico Norte, a 1 335 km a sudeste de Bermuda, com ventos sustentados de 195 km/h e rajadas acima de 240 km/h, ainda classificado como furacão de categoria 3, desde a noite de sexta-feira. As imagens de satélite mostram que Larry possuía um extenso olho de 112 km de diâmetro e características que o classificam como um ciclone tropical ‘anular’.

Devido sua grande extensão e longa duração como furacão de categoria 3, mantendo ventos fortes (acima de 60 km/h) que se estendem por 295 km desde o centro da tempestade, Larry se tornou um gerador de ondas sobre o Atlântico! As Pequenas Antilhas já experimentaram as grandes ondas e forte agitação marítima geradas por Larry na segunda.

Apesar de estar bem distante do continente e se manter assim nos próximos dias, a medida que Larry se desloca para norte ele deverá gerar condições costeiras perigosas no leste dos Estados Unidos e Canadá até quarta-feira (08). Além das ondas fortes na costa, Larry poderá causar acumulados de chuva significativos nos estados da costa nordeste dos Estados Unidos, lugares já castigados pelas chuvas geradas por Ida na semana passada.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, sigla em inglês) prevê que Larry continuará a encontrar condições favoráveis, podendo se manter como categoria 3 até a noite de quarta-feira, quando se aproximará da ilha de Bermuda. As previsões indicam que Larry passará a leste da ilha de Bermuda entre a noite de quarta e manhã de quinta-feira (09), perto o suficiente para descarregar sobre a ilha chuvas intensas e ventos fortes.

A Alta dos Açores será responsável por direcionar Larry para norte/noroeste até o final da semana, quando passará bem próximo de Newfoundland, Canadá, na noite de sexta-feira (10). De acordo com o NHC é muito provável (mais de 50% de chance) que Newfoundland experimente ventos com força de uma tempestade tropical e há uma pequena probabilidade (13%) de serem ventos com força de furacão.

Larry se tornou a 12ª tempestade nomeada da temporada de furacões do Atlântico Norte deste ano, o 5º furacão e o 3º furacão de categoria intensa (categoria 3 ou superior), após Ida e Grace.