Furacão Eta: o mais intenso da temporada do Atlântico Norte

O Atlântico Norte deu vida a mais um poderoso ciclone tropical nessa temporada bem ativa, o Furacão Eta. Eta superou todos os furacões desse ano em termos de intensidade e representa uma ameaça severa a países da América Central, como Honduras e Nicarágua.

Furacão Eta
Furacão Eta, de categoria 4, prestes a atingir a América Central no início dessa terça-feira (03). Imagem: CIRA/RAMMB.

Na reta final da temporada de furacões do Atlântico Norte desse ano, que termina oficialmente no dia 30 de novembro, um novo ciclone tropical ganhou vida no Mar do Caribe nesse final de semana, o Furacão Eta!

No dia 28 de outubro (quarta-feira) o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, sigla em inglês) começou a monitorar uma onda de distúrbios tropicais que se propagava para oeste no Mar do Caribe. No dia 31 os distúrbios se converteram num sistema organizado, classificado como Depressão Tropical 29. Na manhã do dia 1° de novembro (domingo) o sistema mostrou uma intensificação contínua, passando para a categoria de tempestade tropical, sendo nomeado como Tempestade Tropical Eta, a cerca de 300 km a sul/sudeste de Kingston, Jamaica.

Eta continuou se intensificando na noite de domingo para segunda, se tornando um furacão de categoria 1 na manhã dessa segunda-feira (02), o 12° furacão desse ano! O furacão continuou se intensificando de forma excepcional e, apenas 12 horas depois, na noite de segunda, Eta já era um furacão de categoria 4, o 5° furacão de categoria intensa de 2020, com ventos que chegavam a 240km/h e uma pressão central de 934 hPa, colocando-o como o furacão mais intenso dessa temporada!

O furacão agora está prestes a tocar o solo da América Central, mais precisamente na fronteira entre Honduras e Nicarágua no início dessa terça-feira (03). Existe uma grande probabilidade de que o furacão continue se intensificando, mesmo bem próximo ao continente, e chegue a categoria 5 antes de atingir o solo!

Meteorologistas alertam que Eta poderá levar muita chuva e ventos fortes a esses países. Acumulados de até 600 mm poderão cair entre Honduras e Nicarágua, durante a passagem de Eta pelo continente nas próximas horas e dias, com algumas regiões isoladas podendo receber mais de 800 mm de chuva! Esses valores são extremamente preocupantes devido ao grande risco de inundações e deslizamentos de terras nesses países já muito vulneráveis a esses tipos de desastres ambientais.

Segundo especialistas, essa é a pior ameaça de ciclone tropical desde o Furacão Mitch, que provocou uma catástrofe em Honduras e Nicarágua em 1998, matando 11 mil pessoas devido as inundações e deslizamentos de terra.

Apesar do impacto direto ocorrer em Honduras e Nicarágua, Eta também poderá influenciar as condições atmosféricas de outras regiões da América Central e Caribe. Países como Belize, Guatemala, Costa Rica e Panamá também poderão ter chuvas volumosas. Chuvas volumosas e fortes rajadas de vento já afetaram a Jamaica na manhã de domingo.

Eta é a 28ª tempestade nomeada da atual temporada de furacões do Atlântico Norte, o que faz com que a temporada desse ano se iguale a temporada de 2005, a mais ativa e intensa até então, em relação ao número de tempestades formadas.

Embora 2005 tenha tido o mesmo número de tempestades, essa é a primeira vez na história que o nome “Eta” é usado. A temporada desse ano foi a segunda na história a usar o alfabeto grego, já que a lista de nomes pré estabelecida se esgotou durante a temporada, mas nunca havíamos chegado a letra “Eta”. Isso porque em 2005 a 28ª tempestade havia sido confirmada após o final da temporada, quando uma reanálise foi feita, portanto ela acabou não recebendo seu nome.