Fortes tempestades com granizo causam muitos transtornos na Austrália

Várias tempestades têm varrido a Austrália nas últimas semanas trazendo chuva, granizo e trovoadas em várias áreas, desde a Golden Coast até a Central Highlands. As imagens do tempo severo que ocorreu em Queensland, sudeste do país, são impressionantes. Confira!

Os céus escureceram sobre Brisbane, capital do estado de Queensland, no final da tarde da última quarta-feira (12). Com a tempestade iminente, o Bureau Office of Meteorology (BOM) alertou os cidadãos para procurarem abrigo.

As tempestades causaram imensos danos nas estradas, com a chuva intensa resultando em inundações localizadas em Brisbane, onde vários carros ficaram presos. Foram relatadas grandes rupturas em várias linhas de transmissão e mais de 10.000 casas ficaram sem eletricidade no sudeste de Queensland.

Entretanto, os meteorologistas australianos buscam dar explicações para a incomum atividade elétrica das últimas semanas nessa parte da Austrália. Maio é um mês de transição, segundo Shane Kennedy do BOM, quando surgem alguns episódios de chuva, mas nada fora do normal.Contudo, em 2021, durante duas semanas seguidas, as duas últimas, as pessoas em Brisbane, nas regiões de Southern Downs, Darling Downs, Gold Coast e Sunshine Coast foram avisadas para se prepararem para um tempo adverso. E assim foi!

Segundo Pieter Claassen, também do BOM, as tempestades são mais comuns no período entre outubro e abril, sendo que agora deverá ser o final dessa época de trovoadas severas, embora esteja se estendendo. É também incomum assistir a três dias de atividade elétrica consecutiva com uma intensidade como a que foi observada. O número de trovoadas foi superior ao habitual. Em menos de duas semanas do mês de maio, algumas áreas registaram até quatro vezes mais precipitação do que a média mensal. Além disso, foi relatado granizo com 5 centímetros de diâmetro em algumas regiões.

youtube video id=U5cRj-KB6iU