Forte onda de frio no Canadá: mais de 70 cm de neve em Montreal, com temperaturas caindo para -49°C!
Uma intensa onda de frio está afetando partes da América do Norte, e o Canadá em particular. Além das fortes nevascas, o país está passando por um frio verdadeiramente polar.
Grande parte da América do Norte está sendo atingida por uma grande onda de frio. O Canadá é de longe o país mais atingido, com nada menos que duas tempestades de neve registradas desde o último fim de semana.
️️ Ma soeur me donne cette vidéo.
— Anh Khuong Huynh (@oceannejoy) February 18, 2025
Montréal est enseveli sous la neige
Des montagnes de neiges ️
Ce nest pas tous les hivers qui sont comme ça. pic.twitter.com/C3F5onJmHq
Em apenas quatro dias, Montreal foi soterrada por mais de 72 cm de neve. Com isso, a cidade igualou seu recorde estabelecido em 1898, quase 130 anos atrás. Este total excepcional é explicado pelas grandes quantidades medidas na última quinta-feira (13), de 24 cm, e no domingo (16), com 37 cm, causadas por tempestades particularmente fortes.
Plâtrage en règle au Québec après 4 jours de fortes chutes de neige. Il est tombé 72,4 cm de #neige ce qui constitue un record absolu sur une telle période depuis le début des relevés. pic.twitter.com/5gqTY44yFI
— CATastrophesNATurelles.net (@catnatnet) February 18, 2025
A tempestade do século remonta a 4 de março de 1971 em Montreal, quando quase meio metro (47 cm) de neve caiu em apenas 24 horas. Outros totais de neve notáveis foram registrados em todo o país, incluindo 51 cm em 5 dias em Toronto. Isso faz dos últimos dias o período mais nevado na capital de Ontário desde 1940. No oeste e sudoeste do país, não foi a precipitação que foi excepcional, mas sim as temperaturas.
Situation compliquée à laéroport de Toronto au Canada.
— air plus news (@airplusnews) February 16, 2025
️30 cm de neige de prévu dici la fin de la soirée.
️Déjà plus de 150 vols ont été annulés en raison de fortes chutes de neige. pic.twitter.com/ICQxp3203Q
Níveis extremos foram atingidos, com -48,8°C registrados em ambientes fechados no lago Key (Saskatchewan), apenas dois décimos do recorde mensal. A temperatura também caiu para -40,4°C em Regina. Nesta cidade localizada na mesma província, o termômetro não superou os -28,8°C no melhor momento do dia. Devido ao vento forte, o frio que já era extremo foi se intensificando até chegar a uma sensação de -55°C.
Montreal, #Canada, has been buried under 70 cm (nearly 28 inches) of snow over the past few days, setting a record not seen since the 1800s! pic.twitter.com/ni27fih4AS
— ?? ??????? (@cheguwera) February 18, 2025
Dada essa situação marcante, foi tomada a decisão de fechar as escolas no início da semana. Como resultado, a maioria das escolas na área metropolitana de Montreal não aceitará alunos até novo aviso. Operações especiais de remoção de neve também estão em andamento, mas as autoridades já anunciaram que levará pelo menos uma semana para limpar toda a rede de estradas e rodovias.