Forte chuva deixa capital paulista em estado de atenção

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), entre a noite de ontem (25) e a manhã desta terça-feira (26) já houve acúmulo de 48 mm de chuva na estação meteorológica de Interlagos.

Somente na grande São Paulo, já foram registrados 2.676 relâmpagos que atingiram o solo desde o início da noite de ontem.

Desde o início da segunda-feira (25), fortes chuvas estão ocorrendo na grande São Paulo. Nesta manhã (26), pelo menos 15 pontos da cidade estavam alagados e o aeroporto de Guarulhos foi fechado para a segurança das aeronaves. Mais de 35 voos já foram cancelados. Na noite da segunda-feira (25), o Butantã já acumulava 57mm, houve registro total de 8.077 relâmpagos (nuvem-nuvem + nuvem-solo) na região e ventos 82km/h.

Devido às fortes chuvas, a laje de uma casa em Suzano (Grande SP) cedeu e feriu dois idosos que estavam na residência. Apesar do susto, eles e passam bem e apenas sofreram ferimentos leves, segundo os bombeiros. Em Sapopemba, duas casas desabaram, mas ninguém ficou ferido.

O trânsito desta terça-feira (26) era caótico na parte da manhã. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou 183 Km de congestionamento só na capital. Além do trânsito, mais de 95 árvores caíram, houveram 4 deslizamentos e até o muro do cemitério Vila Pires, em Santo André, caiu e invadiu a calçada.

Logo no início da manhã de hoje, por volta das 5h40, começou o estado de atenção nas zonas Sul e Oeste e na Marginal Pinheiros. Às 6h05, o alerta também passou a valer para as zonas Norte, Leste e Sudeste, além do Centro e da Marginal Tietê. O estado de atenção foi finalizado às 8h20, quando foram registrados 13 pontos de alagamento.

A causa das chuvas se deve às inúmeras áreas de instabilidade atmosférica na região de São Paulo que foram favorecidas pela entrada de uma frente fria e pelo escoamento de umidade da Amazônia pelos jatos de baixos níveis. Entre a noite da segunda-feira (25) e a madrugada desta terça-feira (26), pelo menos dois complexos convectivos de mesoescala foram observados: um sobre o litoral do estado de São Paulo (parte se estendeu até a grande São Paulo) e outro sobre o estado do Rio de Janeiro.

Os CCMs atuaram durante toda a madrugada e se fundiram sobre o oceano Atlântico sul. As áreas de instabilidade continuam ativas nesta terça-feira. Muitas nuvens de tempestade estão entrando em São Paulo pelo sul e oeste do estado.

Previsão do Tempo para São Paulo

As pancadas de chuva devem permanecer atuando sobre o estado de São Paulo pelo menos até sexta-feira, porém com menor intensidade. As chuvas persistentes devem manter a umidade relativa alta (>80%) durante toda a semana. Devido a entrada da frente fria, as temperaturas devem cair e atingir o menor valor de mínima em até 48h na capital paulista (por volta de 20ºC).