Especialistas ficam perplexos com "sorriso" de tubarão do mar profundo

Um tubarão de aspecto bizarro foi capturado por um pescador, na costa da Austrália, deixando biólogos perplexos sobre qual a espécie que ele pertence. Saiba mais aqui!

Tubarão de mar profundo
Uma imagem do tubarão misterioso capturado na Austrália. Créditos: Trapman Bermagui/Facebook.

Um tubarão incomum, com olhos bem salientes e uma boca bizarra, semelhante à de um humano, gerou um debate entre biólogos sobre qual a espécie que ele pertence, depois de ter sido transportado das águas profundas na costa sudeste da Austrália.

O tubarão foi capturado por um pescador conhecido por Trapman Bermagui nas redes sociais. Ele compartilhou a imagem do estranho peixe no Facebook em 12 de setembro, o que levantou uma discussão sobre a sua identificação.

Como pode ser visto na imagem, a sua aparência é certamente impressionante, com um conjunto de mandíbulas que se sobressaem do rosto, revelando uma fila de dentes hediondos, logo abaixo de enormes olhos de cor esverdeada que lembra o próprio oceano.

Algumas pessoas comentaram que o tubarão era "objeto de pesadelos", enquanto outras expressaram a sua admiração, sugerindo que o espécime era mais um belo monstro.

Que tipo de tubarão é?

Houve muitos palpites no Facebook de que o animal pode ser um tubarão cookiecutter (Isistius brasiliensis) - chamado assim devido ao seu hábito de causar mordeduras circulares em animais maiores. No entanto, em fala à Newsweek, o pescador Bermagui deu uma explicação diferente.

"Definitivamente não é um cookiecutter", disse ele. "É um tubarão de pele áspera, também conhecido como uma espécie de tubarão-cão. Ele são comuns em profundidades abaixo de 600 metros. Os apanhamos normalmente no inverno".

O tubarão-cão (Centrophorus moluccensis) é uma espécie de tubarão de profundidade, encontrado em várias regiões dos oceanos e que vive em profundidades de até cerca de 800 metros. Alimentam-se principalmente de peixes ósseos, embora também se alimentem de caranguejos ou outros tubarões. O espécime em questão foi capturado a uma profundidade de 650m, medindo 1,5m de comprimento e pesando 15kg.

Oceano
Os oceanos ainda contêm muitos segredos e mistérios, especialmente nas partes mais profundas.

Os especialistas em tubarões discordaram da identificação feita por Bermagui, e apresentaram outras ideias. Dean Grubbs, diretor de pesquisas associado ao Laboratório Costeiro e Marinho da Universidade Estadual da Flórida, disse à Newsweek que a espécie parecia ser Centroscymnus owstoni - um tubarão-dorminhoco intimamente relacionado com o tubarão-cão.

Christopher Lowe, professor e diretor do Laboratório de Tubarões Long Beach da Universidade Estadual da Califórnia, sugeriu, em vez disso, que se tratava de um tubarão-grande de águas profundas conhecido como Dalatias lata.

Os mistérios do oceano profundo

Em casos como estes, os especialistas exigem frequentemente uma avaliação adequada do espécime a fim de determinar com precisão a que espécie pertence, já que uma simples fotografia de parte do animal não é suficiente para isto.

É lamentável que um terço de todas as espécies de tubarões conhecidas estejam ameaçadas de extinção, com mais de 100 milhões de tubarões mortos todos os anos devido as atividades de pesca.

Os peixes de profundidade podem ser particularmente problemáticos, uma vez que novas espécies estão sendo descobertas, com muitos dos tubarões que vivem nas profundezas escuras do oceano assumindo um aspecto semelhante. Os olhos enormes e salientes do espécime mencionado são uma característica comum dos tubarões de profundidade, servindo como uma adaptação à vida a à níveis de luz extremamente baixos.

Embora novas espécies estão sendo descobertas, é lamentável que um terço de todas as espécies de tubarões conhecidas estejam ameaçadas de extinção, com mais de 100 milhões de tubarões mortos todos os anos devido as atividades de pesca.