Estes são os principais Riscos Globais para 2024 segundo o Fórum Econômico Mundial

Mais de mil líderes mundiais indicaram quais são as maiores ameaças ao planeta neste ano e na próxima década. Algumas são surpresas para nós, outras nem tanto...

riscos globais ao planeta Terra
A mudança climática é a principal preocupação para o futuro, segundo um relatório do Fórum Econômico Mundial, seguida pela desinformação e por notícias falsas.

Tal como acontece anualmente, o Fórum Econômico Mundial (WEF) publica o Global Risks Report 2024, um relatório que apresenta os resultados da Pesquisa Global de Percepção de Riscos (GRPS), que reúne as respostas de quase 1.500 líderes globais do âmbito acadêmico, empresarial, do governo, da comunidade internacional e da sociedade civil e de especialistas em temas específicos.

O relatório descreve os riscos globais mais graves para as economias e sociedades em três períodos de tempo (presente, 2 anos e 10 anos) para apoiar os decisores (governos, empresas, etc.) no equilíbrio entre as crises atuais e as prioridades a longo prazo no contexto dessas forças influentes.

A pesquisa mostra uma visão predominantemente negativa do mundo a curto prazo, e isso deverá piorar no longo prazo.

Mais de metade dos entrevistados (54%) prevê alguma instabilidade e um risco moderado de catástrofes globais no curto prazo. Dentro de 10 anos, a perspectiva é extremamente negativa, com quase dois terços dos entrevistados a considerarem um panorama muito turbulento.

Os quatro impulsionadores dos riscos globais

    O WEF convidou 1.490 entrevistados para avaliarem o impacto provável (gravidade) dos riscos globais ao longo de um horizonte de 1, 2 e 10 anos, a fim de ilustrar o desenvolvimento potencial de riscos globais individuais ao longo do tempo e identificar áreas de principal preocupação.

    O WEF define “risco global” como a possibilidade de que, se um evento ou condição ocorrer, possa impactar negativamente uma proporção significativa do PIB mundial, da população ou dos seus recursos naturais.

    Riscos globais de curto e longo prazo
    Riscos globais classificados por gravidade no curto e longo prazo, de acordo com 1.490 entrevistados pelo Fórum Econômico Mundial.

    O relatório deste ano estabelece “forças estruturais” que moldarão a materialização e a gestão dos riscos globais durante a próxima década.

    1. Mudança climática: as possíveis trajetórias relacionadas ao aquecimento global e suas consequências para os sistemas terrestres
    2. Aceleração tecnológica: os diferentes caminhos que tecnologias emergentes como a Inteligência Artificial (IA), a computação quântica ou a experimentação com interfaces cérebro-computador, por exemplo, podem tomar
    3. Mudanças geopolíticas: a evolução das fontes do poder geopolítico e a sua concentração, sendo o poder econômico um dos mais difusos
    4. Bifurcação demográfica: mudanças no tamanho, crescimento e estrutura das populações em todo o mundo

    Estas forçantes têm natureza sistêmica, ou seja, podem gerar riscos globais em cascata, o que aumenta a sua periculosidade.

    Os cinco principais perigos a curto prazo

    Os entrevistados afirmaram que os eventos climáticos extremos e a desinformação serão os riscos mais importantes no imediato e no curto prazo (2 anos), enquanto no longo prazo (10 anos) só persiste o risco relacionado com o clima extremo.

    Estes são os cinco principais perigos para 2024:

    • Clima extremo (66%)
    • Desinformação e 'fake news' geradas por IA (53%)
    • Polarização social e/ou política (46%)
    • Custo de vida (42%)
    • Ataques cibernéticos (39%)
    Interconexões de Riscos Globais
    Mapa das interconexões dos riscos globais, segundo o WEF. O risco sistêmico (em cascata) pode aumentar os riscos a níveis inesperados.

    Depois de terem vivido o ano mais quente de que há registro, dois terços dos entrevistados elegeram condições meteorológicas extremas como o principal risco para 2024. O El Niño poderá continuar estabelecendo recordes de calor, com ondas de calor extremas, secas, incêndios florestais e inundações.

    A desinformação e as 'fake news' geradas pela IA e a polarização social e/ou política vêm em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Muitos países ainda lutam para recuperar anos de progresso perdidos na sequência da pandemia da COVID-19, o que cria um terreno fértil para que a desinformação e as notícias falsas se estabeleçam e polarizem comunidades, sociedades e países.

    Fake news
    As fake news, ou notícias falsas, geradas por inteligência artificial são cada vez mais comuns e podem distorcer a opinião pública. Isto pode ser muito relevante em anos eleitorais.

    Tal como evidenciado no relatório de 2023, o custo de vida e os ataques cibernéticos continuam sendo os principais motivos de preocupação na perspectiva geral e aparecem nas três principais preocupações dos entrevistados dos setores público e privado, respetivamente. A crise do custo de vida é mais valorizada pelas faixas etárias mais jovens: foi selecionada por 55% dos entrevistados com 39 anos ou menos, em comparação com apenas 28% daqueles com 60 anos ou mais.

    Outros riscos globais… onde o clima é o protagonista

    Embora as crises energética e alimentar estejam entre os principais riscos em 2023, este ano, menos de um quinto dos inquiridos selecionou a perturbação das cadeias de abastecimento alimentar (18%) ou a perturbação das cadeias de abastecimento energético (14%) como principais preocupações para 2024. A pesquisa foi realizada em setembro de 2023, pelo que a perspectiva pode ter mudado desde então devido ao conflito no Oriente Médio, especialmente se as hostilidades se intensificarem.

    Contudo, um inverno mais quente no Hemisfério Norte, por exemplo, seguido pelo enfraquecimento do El Niño durante o verão, poderia aliviar parcialmente os picos dos preços da energia resultantes de qualquer escalada dos conflitos entre Israel e Gaza, ou entre a Rússia e a Ucrânia.

    20 riscos globais
    Os 20 principais riscos globais para os próximos 2 e 10 anos, em ordem de gravidade.

    Os efeitos das condições meteorológicas extremas podem sobrecarregar os recursos econômicos disponíveis para mitigar e se adaptar às mudanças climáticas. O aumento das vulnerabilidades, causado pela escassez de recursos, pelos conflitos e pela crescente polarização, poderá expor sociedades e economias inteiras ao crime e à corrupção. O crescimento exponencial da tecnologia pode deixar a próxima geração sem um caminho claro para melhorar o potencial humano, a segurança e o bem-estar.

    Sem dúvida, o mundo precisa de uma ação climática urgente.

    Referência da notícia:

    World Economic Forum (WEF). Global Risks Report 2024. 2024.