El Niño afeta safra de soja: SLC Agrícola deve focar no plantio do algodão para reduzir os prejuízos da falta de chuva

El Niño mantém prejuízos na safra atual de soja por conta da falta de chuva e calor excessivo. Produtores rurais agora devem focar no plantio do algodão para reduzir as perdas da safra 23/24.

soja
SLC Agrícola vê produção de soja despencar em ano de El Niño e já começa a migrar áreas para o algodão primeira safra.

A safra verão 23/24 de soja tem sido duramente afetada pelas condições típicas de El Niño como a redução das chuvas e o aumento do calor. Muitos produtores já registraram perdas expressivas em suas lavouras, foram milhares de hectares mortos e outros milhares replantados, o que aumentou os custos da safra e diminuiu o ganho do produtor em cima de uma produtividade bem abaixo do esperado, mesmo em um ano de irregularidade climática.

SLC Agrícola calcula as perdas na safra de soja devido às irregularidades climáticas provocadas pelo fenômeno El Niño. Empresa ajustou a sua projeção da safra verão 23/24.

Como a soja vem sentindo muito os efeitos do aquecimento anômalo das águas superficiais do Pacífico Equatorial, muitos produtores estão deixando a safra de soja completamente de lado, abandonando suas lavouras que já não tem mais salvação, e partindo para o preparo do plantio do algodão também da nova safra de 2024.

Em teoria, o algodão possui um melhor potencial produtivo frente à falta de chuva e temperaturas excessivamente elevadas. Aliás, a SLC Agrícola atualizou sua projeção da safra verão 23/24 levando em consideração as temperaturas acima do normal provocadas pelo El Niño que foram registradas no cerrado. O calor excessivo fez com que a umidade do solo diminuísse ainda mais rápido, já que as chuvas irregulares e com baixo volume foram insuficientes para realizar uma manutenção hídrica para o desenvolvimento das plantas.

Como fica a safra verão 23/24

Temperaturas elevadas demais e chuvas abaixo do normal foram o ápice da pouca produção de soja no oeste de Mato Grosso, uma das áreas mais afetadas pelo El Niño neste ano. O clima seco provocou atrasos no plantio, morte de plantas, e claro, os prejuízos milionários. O último relatório da CONAB do dia 04 de dezembro apontava uma área de 98,7% de soja semeada em Mato Grosso, ou seja, reta final, mesmo que atrasada comparado ao mesmo período do ano passado. O boletim deve ser atualizado ainda nesta segunda-feira (11) à noite como de costume.

algodão
Produção de algodão que ficaria apenas para segunda safra muda de posto e assume papel fundamental para recuperação da safra verão 23/24.

Com as perdas de produtividade e morte das plantas, a SLC Agrícola se viu praticamente obrigada a descontinuar cerca de 16 mil hectares de soja para transferir essa área para o plantio unicamente de algodão, uma cultura que pode ser a “salvação do prejuízo da safra 23/24”.

Além da área que será movida para o algodão, os prejuízos foram ainda maiores na safra de soja, pois cerca de 19 mil hectares passaram pelo replantio da oleaginosa, o que traz reflexos para o milho safrinha que terá uma redução em média de 7,7 mil hectares em relação ao que foi projetado inicialmente, é um efeito cascata.

Ivo Brum, diretor financeiro e de relações com investidores da SLC Agrícola, falou sobre os impactos do fenômeno El Niño com o renomado Money Times. Em sua fala, Brum relata que “o fenômeno climático se mostrou bastante forte nesses primeiros três meses, com uma redução de chuvas, o que resultou um atraso no plantio, algumas lavouras não se desenvolveram adequadamente, o que nos esforçou a replantar algumas áreas. A ideia era plantar algodão segunda safra, plantando primeiro a soja depois a pluma, mas devido aos problemas optamos por plantar algodão primeira safra”.

Ainda segundo o diretor, não é possível prever o clima além de 2-3 semanas à frente, o que mantém as incertezas do que vem por aí. Para dezembro, existe uma expectativa de retorno da normalidade das chuvas, enquanto que para janeiro e fevereiro é preciso aguardar, pois mesmo com as chuvas nos dois primeiros meses do que ano que vem, não é possível afirmar ou garantir nada para as lavouras.

Projeção de chuvas

Para os próximos dias é fato que existe possibilidade para pancadas de chuva sobre o Brasil Central, em especial sobre o estado de Mato Grosso devido ao avanço de instabilidades, e a combinação entre calor e umidade. No entanto, as pancadas dos próximos cinco dias continuarão irregulares, rápidas e mal distribuídas quanto ao volume total previsto. O noroeste mato-grossense pode registrar um maior volume de chuva, mas não será suficiente para aumentar a disposição hídrica no solo, pois o calor intenso ainda será prejudicial.

Para as próximas semanas de dezembro, a projeção é de aumento das chuvas sobre o centro-norte do país devido ao avanço de uma frente fria e a formação de um corredor de umidade. Especialmente no período entre 22 e 26 de dezembro, a tendência é que o corredor se forme levando chuvas expressivas desde o Amazonas até o Espírito Santo, passando de forma abrangente pelo estado de Mato Grosso.

O volume de chuva poucos dias antes do Natal pode ultrapassar a casa dos 50 milímetros em diferentes áreas do estado mato-grossense, o que inclui o oeste que tem sido mais afetado pelas secas e pelo forte calor. A chuva volumosa ainda será insuficiente para reverter por completo o déficit hídrico e estresse térmico nas plantas, mas já será um alívio frente às perdas de produtividade que não param de crescer.