"Maré negra" e suas consequências ao meio ambiente

O uso de combustíveis fósseis para a produção de energia teve seu início na Revolução Industrial e, até os dias atuais, a exploração de áreas marinhas em busca de petróleo tem se intensificado. Como consequência, episódios de poluição ambiental tornaram-se recorrentes.

Derrame de Petróleo
Derramamento de petróleo: um dos maiores desastres ambientais e com um impacto que pode durar por vários anos.

O derramamento de petróleo nos oceanos é considerado uma catástrofe ambiental. Os impactos causados por ele, seja na sociedade, na economia ou no meio ambiente, são imensuráveis. A mancha de petróleo que se espalha pelo mar, além de contaminar a água, mata milhares de aves, peixes e corais.

Os derramamentos de petróleo podem ocorrer por diversos motivos, como acidentes com navios petroleiros, embarcações não preparadas, acidentes nas plataformas, explosões de poços ou até tanques com carregamento acima do limite permitido.

O petróleo derramado espalha-se pela superfície da água formando uma camada negra ou castanha que impede a passagem da luz, afetando a fotossíntese e destruindo o plâncton. Essa fina camada que se forma também impede a troca de gases entre a água e o ar.

Todos os animais aquáticos são prejudicados pelo derramamento de petróleo: os peixes, por exemplo, morrem por asfixia pois, o óleo gruda-se nas brânquias impedindo a respiração; aves marinhas, além de se intoxicarem, ficam com as penas cobertas de petróleo, não conseguindo alçar voo e nem regular a temperatura corporal, levando à morte.

Ave com petróleo
Quando o óleo entra em contato com os animais, ele pode levá-los à morte devido a uma série de fatores, como intoxicação e desequilíbrio térmico.

Os mamíferos, também por não conseguirem regular a temperatura corporal, não conseguem se proteger do frio e acabam morrendo. Se algum animal ingerir esse óleo, ele pode provocar um envenenamento em toda a cadeia alimentar, prejudicando o ecossistema marinho.

Além do impacto ambiental há o impacto para os humanos: o óleo derramado pode contaminar a água potável ou, até mesmo, o homem pode ingerir algum animal contaminado. É importante destacar que o óleo é extremamente tóxico e nós seres humanos não estamos isentos. A longo prazo, nosso corpo sofre com impactos nos sistemas reprodutivo, respiratório, endócrino e outras anormalidades.

Maiores derramamentos de petróleo

Deepwater Horizon é considerado o maior derramamento de petróleo da história, provocado por um acidente em abril de 2010. O problema começou após um vazamento de um jato de óleo no fundo do mar, que levou à explosão da plataforma de petróleo da BP, Deepwater Horizon. O óleo se espalhou livremente por mais de 85 dias até ser contido em 15 de julho de 2010.

O acidente matou 11 trabalhadores da plataforma e estima-se que 53.000 barris fluíram para o Golfo do México a cada dia. Os danos ao meio marinho foram catastróficos; cerca de 920 quilômetros de costas ficaram cobertos de manchas de óleo. Segundo o Centro de Diversidade Biológica, o derramamento matou mais de 82.000 aves, 25.900 mamíferos, 6.000 tartarugas e dezenas de milhares de peixes, entre outros.

Mais recentemente, ao longo do Porto de Qingdao, no nordeste da China, em abril de 2021, uma colisão entre navios resultou no derramamento de 400 toneladas de óleo bruto, causando uma mancha de 3 quilômetros de extensão. De acordo com a Administração de Segurança Marítima de Shandong, foram necessários mais de dez barcos de limpeza para tentar impedir o avanço do óleo.

A contenção das manchas de petróleo é bastante difícil, uma vez que as correntes marítimas e de ar atuam na dispersão do óleo pelas águas. Com barreiras de contenção, as equipes tentaram evitar que o óleo se espalhasse para uma área ainda maior. Contudo, por mais que ele seja contido, a parte que se dissolve na água espalha-se, contaminando toda a costa.

Ao longo da história, os nossos mares têm sofrido com estes incidentes em petrolíferas e o petróleo não só mata espécies marinhas, como também destrói o seu habitat deixando danos irreversíveis. Este é um problema ambiental que deve ser prevenido em todas as suas instâncias.