Dois poderosos tufões ameaçam o leste asiático

A temporada de tufões do Pacífico voltou a ativa com o surgimento quase simultâneo de dois poderosos ciclones tropicais, Conson e Chanthu! Conson já passou pelas Filipinas gerando estragos e vítimas fatais, agora Chanthu mira o norte do país!

Tufões Conson e Chanthu
Imagem de satélite de sexta-feira (10) mostra a tempestade tropical severa Conson (a oeste) e o super tufão Chanthu (a leste). Imagem: RAMMB/CIRA.

Nessa semana a temporada de tufões do Pacífico se mostrou bem ativa, gerando dois poderosos ciclones tropicais, as tempestades Conson e Chanthu, ou Jolina e Kiko, em nomes filipinos!

O primeiro a se formar foi Conson, que surgiu como uma depressão tropical sobre o Mar das Filipinas no domingo (05). Conson foi tomando forma à medida que se deslocava para oeste e evoluiu para a categoria de tempestade tropical severa no dia seguinte. De acordo com a Administração de Serviços Atmosféricos, Geofísicos e Astronômicos das Filipinas (PAGASA, em inglês), Conson chegou à categoria de tufão no mesmo dia, antes de fazer seu primeiro impacto com a terra (chamado de landfall) na província de Samar, Filipinas, na segunda-feira (06).

Conson fez pelos menos 4 landfalls nas ilhas que compõe a província filipina de Samar, com isso o sistema perdeu força e voltou a categoria de tempestade tropical severa na terça-feira (07). A partir desse dia, Conson fez mais 5 landfalls em diferentes ilhas que compõe as Filipinas, atingindo-as com ventos fortes, superiores a 100km/h, e chuvas torrenciais.

As ilhas Visayas, Filipinas, receberam acumulados entre 100 e 300 mm de precipitação desde segunda, em algumas regiões mais de 100 mm caíram em menos de 48 horas. Esse grande acumulado de chuvas gerou inundações e deslizamentos de terra que forçaram a retirada de milhares de pessoas de suas residências. Pelo menos 14 pessoas morreram, 8 delas eram pescadores da província de Samar.

Agora a tempestade tropical severa Conson está viajando para oeste sobre o Mar da China, a cerca de 450 km a leste de Da Nang, Vietnã, com ventos sustentados de 100km/h e rajadas acima de 150 km/h. Conson deverá atingir nos próximos dias partes da China e o Vietnã.

Super Tufão Chanthu

Enquanto a tempestade Conson se aproximava de seu primeiro landfall nas Filipinas, a tempestade tropical Chanthu emergia sobre o Mar das Filipinas, entre Guam e as Filipinas. Logo após sua formação, Chanthu passou por um processo extremamente acelerado de intensificação.

Os cientistas se surpreenderam com a velocidade com que Chanthu se transformou, passando de depressão tropical a tufão de categoria 5 em 48 horas!

Dentro de 48 horas Chanthu evoluiu de depressão tropical para um super tufão, equivalente a um furacão de categoria 5 no Atlântico Norte! Com isso, os ventos passaram de 50 km/h para 260 km/h nesse tempo. De acordo com cientistas que acompanham esses sistemas tropicais, apenas 5 tempestades na história dos registros haviam apresentado uma intensificação tão acelerada quanto essa!

As previsões indicam que Chanthu continuará a se desenvolver e atingirá o norte das Filipinas ainda nessa sexta-feira. O tufão passará bem próximo da capital do país, Manila, com ventos superiores a 200 km/h. Também se espera que o super tufão atinja Taiwan no sábado, ainda com um tufão de categoria intensa, onde esperam-se impactos severos em decorrência dos ventos fortes, chuvas torrenciais de até 300mm, inundações e grandes ondas.