Dióxido de enxofre do vulcão La Soufrière deve atingir 3 continentes

O vulcão La Soufrière em São Vicente, no Caribe oriental, produziu grandes erupções desde sexta-feira (9). Os gases liberados pelo vulcão deve atravessar o oceano Atlântico e chegar à América do Sul, África e sul da Europa.

erupção
Uma imagem colorida de satélite infravermelho de uma erupção em La Soufrière no sábado (10).

As erupções explosivas no vulcão St. Vincent's La Soufrière forneceram algumas imagens de satélite de tirar o fôlego desde o início de suas grandes explosões de atividade na sexta-feira (9) passada. A figura acima é uma imagem colorida de satélite infravermelho de uma erupção em La Soufrière no sábado (10). Os meteorologistas normalmente usam esse tipo de imagem para determinar as temperaturas máximas das nuvens. Cores mais escuras geralmente indicam topos de nuvens mais frias (e mais altas).

Geralmente, essas cores mais escuras estão associadas a tempestades ou até mesmo o núcleo de um furacão. No entanto, neste caso, estamos vendo as emissões vulcânicas subindo para a atmosfera.

Ainda no final de semana, Stu Ostro, meteorologista sênior do The Weather Channel, produziu um loop de imagens de satélite no infravermelho mostrando a série de erupções eruptivas em La Soufrière de sábado a domingo. Pelo menos 17 erupções podem ser visualizadas na sequência de imagens.

Imagens de satélite visíveis capturaram esta nuvem vívida de cinzas saindo do vulcão durante uma erupção no domingo. A coluna de cinzas de cor mais escura sobre São Vicente se destaca em contraste com as nuvens brancas da região. Este tipo de imagem de satélite mostra como o céu geralmente seria visto a olho nu do espaço.

Grandes erupções vulcânicas como as de La Soufrière costumam produzir raios. Mais de 1.200 relâmpagos foram detectados na erupção durante 72 horas que terminou na manhã de segunda-feira (12), de acordo com Chris Vagasky, meteorologista da Vaisala. A erupação da última segunda-feira (12) foi tão intensa que causou o colapso da cúpula do vulcão e enviou fluxos piroclásticos para os flancos sul e sudoeste do vulcão.

Emissões de dióxido de enxofre (SO2)

A extensa nuvem das erupções vulcânicas do último fim de semana se estendeu por centenas de quilômetros para o leste no Atlântico ocidental no domingo, conforme destacado pela caixa branca nesta imagem de satélite da NASA abaixo. É possível comparar o tamanho da pluma em relação à Península da Flórida no canto superior esquerdo.

pluma de aerossol
Pluma de gases e aerossóis vulcânicos emitidos no último final de semana na América Central.

As plumas estão atravessando o Atlântico e já chegaram ao norte da América do Sul, inclusive atingindo o extremo norte do Brasil. Uma previsão de modelo de computador do Copernicus ECMWF mostra que o dióxido de enxofre (SO2) gerado por La Soufrière pode atingir o leste até o norte da África nesta semana. É possível ver isso nos tons de vermelho e laranja desta animação tweetada por Mark Parrington, um cientista sênior do Serviço de Monitoramento da Atmosfera Copernicus. Quanto mais vermelho escuro, maior a concentração do gás.

A previsão do ECMWF mostra que as plumas de SO2 devem atingir o sul da Espanha na próxima quarta-feira (14). Neste mesmo dia há previsão de chuva na região e , quando combinado com óxido de nitrogênio, a presença do SO2 pode gerar ácido sulfúrico (H2SO4) na atmosfera e, consequentemente, causar chuva ácida.