Descubra os rios mais estranhos da Terra, alguns parecem de outro planeta!

Todos conhecemos o Nilo ou o Amazonas, mas na Terra alguns rios são estranhos e surpreendentes: alguns desaguam no deserto, outros têm cores irreais... Descubra algumas das mais curiosas connosco!

rios glaciais
Os rios que nascem do derretimento das geleiras assumem formas e cores surpreendentes.

O Nilo, o Mississipi, o Amazonas, o Yangtze, o Danúbio... Estes são alguns dos rios que nos vêm à mente à primeira vista, seja pela sua extensão, importância histórica, seja pelos seus grandes caudais. No entanto, no nosso planeta existem muitos cursos de rios que, embora não sejam conhecidos, são muito surpreendentes.

Alguns não desaguam no mar, outras mudam a direção do seu curso e outros simplesmente têm cores e formas incríveis. Embora seja muito difícil fazer uma seleção do grande repertório de rios curiosos que podemos encontrar na Terra, na Meteored preparamos uma pequena seleção.

Um "delta" no deserto de Botswana

O rio Okavango é um longo rio africano que corre por mais de 1.600 km. Nasce no planalto do Bié, em Angola, numa região muito chuvosa. No entanto, o mais surpreendente é a sua boca: morre numa bacia endorreica, já no coração do Botswana.

Delta Okavango
Embora seja costume falar de um delta interior, o Okavango na verdade morre num grande cone aluvial que desagua numa bacia endorreica.

Embora em muitos lugares se fale de um "delta" interior, na verdade é um grande leque aluvial ou cone de ejeção em uma área muito seca. Como curiosidade, o rio quase não desce ao longo do seu percurso, pelo que as chuvas das suas nascentes podem demorar até 9 meses a chegar à foz. Nos últimos anos, houve um aumento significativo da poluição.

Um surpreendente rio vermelho em Madagascar que esconde uma catástrofe

Não saímos da África para ver outro rio incrível. O Betsiboka é um curso fluvial no noroeste de Madagascar que apresenta uma cor vermelha intensa, e também seu canal adota uma forma que nos lembra uma água-viva. Essa coloração é explicada pela grande quantidade de sedimentos ricos em ferro que são depositados durante a estação chuvosa: podem ser mobilizadas até 400 toneladas de sedimentos!

Betsiboka
As águas avermelhadas do Betsiboka escondem uma catástrofe ambiental relacionada ao desmatamento da selva de Madagascar.

No entanto, por trás desse fenômeno há uma grande catástrofe ambiental. Nas últimas décadas, práticas agrícolas tradicionais, extração ilegal de madeira e queima de madeira causaram uma grande perda da floresta tropical de Madagascar, levando a graves problemas de erosão em muitas regiões da ilha.

Descubra o incrível "dragão azul" da Península Ibérica

O rio Odeleite é um afluente do Guadiana que se encontra represado perto do concelho de Castro Marim (Portugal), pouco depois da sua nascente na serra do Caldeirão. O seu leito apresenta numerosos meandros e desfiladeiros, conferindo-lhe uma forma semelhante à de um dragão oriental. Claro, você só pode vê-lo do ar.

O local ficou famoso há alguns anos graças a uma foto aérea feita pelo fotógrafo britânico Steve Richards. Embora a princípio não faltassem quem afirmasse tratar-se de uma armação, o "dragão" pode ser melhor apreciado dependendo do volume do lençol represado de água do rio, embora possa ser apreciado por quem sobrevoa o área.

O rio azul de uma geleira da Groenlândia

O rio Petermann está localizado no noroeste da Groenlândia. As pessoas também o conhecem como Rio Azul. O rio corre sobre a geleira de mesmo nome, que derrete e cria vários riachos no verão. Todos eles formam um único rio, cuja água tem uma incrível cor azul turquesa.

Nos últimos anos, a geleira Petermann está derretendo cerca de quatro vezes mais rápido do que antes devido ao aquecimento global, tornando este rio cristalino de grande interesse para os cientistas.

O arco-íris que derreteu

Caño Cristales ou o Rio das Cinco Cores parece um lugar que escapou do Éden. Através de suas águas cristalinas você poderá observar tons de amarelo, azul, verde, vermelho e preto. Essa maravilha da natureza se deve à Macarenia clavigera, uma planta aquática endêmica que, ao entrar em contato com os raios do sol, "pinta" o Caño Cristales com lindas cores.

Cano Cristales
Macarenia clavigera é a planta responsável pelas tonalidades incríveis de Caño Cristales.

Está localizado no Parque Natural Nacional Sierra de La Macarena (Colômbia), onde vivem cerca de 420 espécies de aves, 10 espécies de anfíbios, 43 espécies de répteis e oito primatas. Chegar a este rio incrível já é uma aventura e tanto!