Desastre ambiental: a paradisíaca Ilha Maurício é tingida de preto

Playas blancas, océanos coralinos y un interior selvático forman esta isla paradisíaca. Pero el turquesa de sus playas está a punto de cambiar, y los habitantes corren contra el reloj para frenar el derrame de 3.800 toneladas de petróleo.

navio, maurício, paraíso, óleo, combustível
O navio japonês MV Wakashio, navegando sob a bandeira do Panamá, partia da China para o Brasil carregado com 3.800 toneladas de óleo e 200 toneladas de diesel. (GEORGES DE LA TREMOILLE / AP)

Em 25 de Julho, um navio-tanque japonês encalhou em um recife de coral perto de Pointe d'Esny, uma reserva marinha protegida perto do Blue Bay Marine Park, na Ilha Maurício. Cerca de 1.000 toneladas de óleo já afetam cerca de 15 km do litoral da ilha, e os habitantes lutam desesperadamente para impedir o avanço da mancha de óleo, enquanto a possibilidade de quebra do casco do navio ameaça despejar as 2.800 toneladas restantes.

Após vários dias de passividade por parte das autoridades e responsáveis pelo navio, a situação complicou-se na quinta-feira passada (05) com o aparecimento de grandes manchas de petróleo nas águas e na zona costeira. O primeiro ministro das Maurícias, Pravind Jugnauth, pediu a ajuda da França e das Nações Unidas e declarou "estado de emergência ambiental". Devido à impossibilidade de reflutuar e rebocar o navio, e com a ajuda de uma equipe de especialistas japoneses, a estratégia das autoridades agora é tentar coletar a maior parte do vazamento o mais rápido possível e evitar a sua expansão. O evento pode resultar na pior catástrofe ecológica já sofrida na região.

No sábado (08), um navio da marinha francesa e um avião com especialistas a bordo partiram da para as Ilhas Maurício. O Japão anunciou o envio de uma equipe de seis especialistas para trabalhar ao lado da ajuda francesa e local. No domingo (09), milhares de pessoas correram para a costa para resolver o problema com as próprias mãos e tentar limitar da melhor forma possível a mancha de óleo que estava se espalhando em direção à costa.

Os voluntários trabalham para construir barreiras flutuantes improvisadas de cânhamo, tecido e até mesmo cabelo humano para conter a mancha de combustível. Outros, usando luvas e máscaras de borracha, procuram recolher os produtos do navio em container de todos os tipos. Mas, até agora, águas turbulentas e ventos fortes dificultaram as operações de limitar o petróleo.

As Ilhas Maurício tem os mais belos recifes de coral do mundo e é um santuário para uma fauna rara e endêmica. É um verdadeiro paraíso no meio do Oceano Índico. Seus 1,3 milhão de habitantes dependem de suas águas para turismo, alimentação e economia. O oceanógrafo local e especialista em meio ambiente Vassen Kauppaymuthoo disse em uma entrevista que estima que levará "cerca de dez anos para o ecossistema marinho se parecer com o que era".