Crise hídrica: Ilha é descoberta no interior de São Paulo

A chuva irregular dos últimos meses em boa parte do centro-sul do Brasil já trouxe diversas preocupações, a maior delas foi a crise hídrica instalada recentemente. Com a queda no nível da represa de Jurumirim, uma ilha foi descoberta no interior paulista.

ilha avaré
Queda em nível de represa revela ilha que estava submersa em Avaré (SP). Imagem: Rede Brasil do Pacto Global/Divulgação.

Recentemente uma crise hídrica instalada no centro-sul do Brasil virou destaque devido à falta de chuva regular e bem distribuída. Desde a primavera do ano passado, anomalias de precipitação negativas vêm chamando a atenção. Isso não quer dizer ausência total de chuva, mas, com certeza, traz maus resultados, o pior deles é o baixo nível dos reservatórios.

Ativistas ambientais agora se depararam com uma nova preocupação no interior do estado de São Paulo. Uma nova ilha foi descoberta em resultado da queda do nível da represa de Jurumirim.

A chuva irregular trouxe diversos resultados negativos, e agora foi descoberto um novo símbolo da crise hídrica no Brasil.

Os ativistas de uma ONG ligada a projetos de preservação do meio ambiente da ONU foram até a cidade de Avaré a fim de chamar a atenção sobre o impacto ambiental do surgimento da tal ilha, que tem uma área equivalente a quase cinco campos de futebol.

Represa de Jurumirim

A represa de Jurumirim fica situada na região de Avaré, no interior do estado de São Paulo, que foi uma das grandes áreas do país que registrou uma queda significativa de chuva nos últimos meses, e consequente queda no nível dos reservatórios.

ilha
Registro feito em dezembro de 2020 mostra que nível de água da represa de Avaré já estava abaixo do ideal — Foto: Renan Ciconelo/TV TEM/Arquivo.

O baixo nível da represa acabou revelando uma ilha que estava submersa, mas ao contrário daquelas que são tratadas como paraíso na Terra, o mais novo banco de areia no Rio Paranapanema é considerado um símbolo da crise hídrica instalada no Brasil.

Segundo dados atuais da Agência Nacional de Águas (ANA), o nível do reservatório em Avaré está em apenas 21% da sua capacidade, o que traz preocupação para os representantes da ONU. O ativista Guto Zorello montou um acampamento no local da represa para chamar a atenção para o problema que começou a ser notado há alguns meses.

Quando a represa está em um nível normal de água, a ilha fica completamente submersa e não é possível encontrá-la em nenhum mapa.

O ativista ainda relata que não existem documentos históricos que possam comprovar que o fenômeno já tenha ocorrido anteriormente.

Nova ilha

O fenômeno começou a ser registrado há algum tempo, mas atualmente a ilha tem cerca de 38880 metros quadrados, o que é equivalente a quase cinco campos de futebol, é uma área gigantesca e um problema ambiental imensurável.

ilha
Queda no nível da represa de Jurumirim revela ilha no interior de SP — Foto: Reprodução.

O projeto mostra que o banco de areia em Avaré é resultado da maior seca dos últimos 90 anos no Brasil. A severa estiagem tem sido fruto do aquecimento global e o desmatamento desenfreado na Amazônia.

Vale ressaltar que a represa de Jurumirim passa por sete cidades da região, onde ao menos quatro delas, usam o reservatório para o turismo.

Usina hidrelétrica

Sob a concessão da empresa CTG Brasil, uma usina hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de energia para a região do médio Paranapanema, com potência de 100 megawatts, o que atende mais de 900 mil pessoas.

ilha
Ilha no Rio Paranapanema é símbolo da crise hídrica em Avaré — Foto: Rede Brasil do Pacto Global/Divulgação.

Em condições ideais, o aproveitamento hidrelétrico possui um reservatório com capacidade de até 7,2 trilhões de litros de água, além de uma área inundada de 449 quilômetros quadrados.

Uma vez que o nível da represa está baixo, acaba afetando o meio ambiente, moradores, turistas, marinas e hotéis da região que utilizam a represa como atrativo turístico.

Como forma de ajudar a "afundar a ilha", os ativistas relembram aos moradores algumas medidas como usar água e energia com consciência, investir em reuso e reciclagem de água, preservar a natureza, comprar madeira e objetos de madeira somente certificados, denunciar desperdícios e irresponsabilidades.