Tempestade de areia cobre a capital do país africano Níger

Uma tempestade de areia tomou conta da cidade de Niamey, capital do país africano Níger, um evento que surpreendeu seus habitantes e proporcionou imagens impressionantes!

Tempestade de areia
Impressionante tempestade de areia cobriu instantaneamente a cidade de Niamey. Fotografia: David Blane.

A nuvem de poeira atingiu a cidade de Niamey pouco antes das 14:00 (horário local) da última segunda-feira (04), com duração de minutos que precederam chuvas torrenciais sobre a capital de Níger, ao norte da Nigéria. Este evento provocou alarde entre os moradores locais, devido às fortes rajadas de vento e a velocidade com que a cortina de poeira avançou.

Em imagens e vídeos que circularam nas redes sociais, pode-se ver a tempestade de areia cobrindo toda a cidade e o dia se transformando em noite rapidamente, com os moradores sendo surpreendidos, tentando se abrigar os mais rápido possível.

Devido ao clima seco e desértico, cujas temperaturas estão entre as mais altas do mundo, Níger é um dos países de clima extremo e rigoroso, com dois terços de seu território no Deserto do Saara, não é de se surpreender que ocorram tempestades de areia. A sua máxima condição desértica se encontra na porção do Deserto de Ténéré, localizada na parte central do sul do Saara.

O país mais pobre do mundo foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1991 e, um ano depois, foi incluída na lista de locais em perigo, devido à instabilidade política gerado por conflitos intercomunitários.

Um dos desertos mais secos do mundo

Níger é onde se localiza um dos desertos mais secos do mundo, o Deserto de Ténéré. Suas condições climáticas colocam o território nigeriano constantemente sob condições extremas devido a estar mais suscetível a ocorrência de secas severas.

O deserto de Teneré é o lugar na terra que experimenta a maior mudança de temperatura ao longo do ano, ou melhor, a maior amplitude térmica anual, com uma média de 52°C durante um dia de verão e atingindo temperaturas extremas de -30°C em uma noite de inverno.