O combate à superpopulação de coalas na Austrália

David Ramsey, do Arthur Rylah Institute for Environmental Research, em Melbourne, e sua equipe analisaram os efeitos de um programa de controle de fertilidade em populações de coalas, nas áreas onde estes animais se reproduzem com mais frequência, correndo o risco de morrer de fome. Saiba mais aqui!

coalas; controle de fertilidade
O alto número de coalas está provocando um impacto destrutivo na vegetação nativa do sul da Austrália.

Os pesquisadores analisaram um programa implementado entre 2004 e 2013, no Parque Nacional Budj Bim, Victoria, no qual coalas fêmeas foram capturadas e tratadas com um implante de levonorgestrel - fármaco utilizado em contraceptivos hormonais de 2ª geração.

O programa de fertilidade de coalas, que já havia sido implementado em alguns lugares da Austrália, foi uma tentativa de controlar o crescimento da população, apesar de o marsupial ser tratado como uma espécie vulnerável em outras partes do país (costa leste), como por exemplo em New South Wales, onde os especialistas já alertaram para a possibilidade de eles se extinguirem até 2050.

Mas, aparentemente, este problema não existe em Adelaide Hills e Mount Lofty, regiões nas quais os especialistas afirmam que o alto número de coalas têm impactado negativamente a vegetação nativa. Uma pesquisa recente estimou que existem cerca de 150 mil coalas nestes dois locais citados e 50 mil na Ilha dos Cangurus.

Os números e o programa

Os altos números levaram à implementação de um programa de controle de fertilidade, na tentativa de preservar a população e a vegetação natural. "Em uma área de floresta nas colinas centrais, foram registados 13 coalas por hectare, o que leva aos impactos severos que temos visto na vegetação, devido à grande movimentação dos animais", disse Brenton Grear, Diretor Regional de Recursos Naturais de Adelaide e Mount Lofty Ranges.

Para combater o excesso de população de coalas no sul australiano, foi implementado um programa de controle de fertilidade, visto que, do ideal de um coala por hectare, neste momento, existem treze coalas por hectare. Este número poderá resultar na morte das árvores que servem de alimento para os mesmos.

Brenton Grear afirmou que o número ideal de coalas para evitar a exploração da natureza é de cerca de um por hectare. “O excesso de deslocamentos prejudica a saúde das árvores, que são os alimentos destes animais, levando à morte delas e, consequentemente, à morte dos coalas também, visto que perdem a sua fonte de alimento.”

Grear afirma que o programa de controle de fertilidade visa conter a reprodução a fim de reduzir a população de coalas, sem prejudicá-los. Ele destaca, ainda, que uma equipe treinada irá capturar os coalas, um de cada vez, administrar um implante hormonal neles e depois libertá-los.

Todo este processo tem uma duração de menos de 10 minutos e foi desenvolvido para minimizar perturbações ao animal.