Com elevação da temperatura, temporais se espalham pelo país

Com elevação da temperatura e combinação de instabilidades, a semana será marcada pelos temporais em áreas do centro e norte do Brasil. A chuva deve ser mais intensa em pontos do Norte, Centro-Oeste e Sudeste.

Uma frente fria avança pela costa do Sudeste já no início desta semana e recebe o suporte do corredor de umidade que transporta ar quente e úmido da Amazônia até o Brasil Central. A faixa de instabilidade deve provocar chuva do Norte até o Sudeste, passando pelo Centro-Oeste.

Além do jato de baixos níveis e do sistema frontal, a Alta da Bolívia também deve intensificar as nuvens carregadas sobre o centro-norte do país. A elevação da temperatura ao longo da semana deve servir como combustível para os temporais, com possibilidade de descargas elétricas, eventual queda de granizo e vendaval. Os maiores acumulados devem ser registrados em áreas de Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Minas Gerais.

Enquanto isso, vale ressaltar que o tempo mais seco ainda deve ser destaque em áreas do Sul e do Nordeste, regiões que devem registrar apenas chuva isolada e temperaturas elevadas.