Civilizações alienígenas hostis a nós poderiam coexistir na Via Láctea

Um estudo preliminar conclui que pelo menos 4 civilizações hostis a nós poderiam coexistir na Via Láctea. Embora os humanos tenham outras ameaças mais urgentes, esse cenário não seria muito auspicioso para quem vier no futuro.

ET
Um estudo indica que estatisticamente até 4 civilizações hostis poderiam coexistir conosco na Via Láctea.

Sabemos que somos um ponto infinitesimal na imensidão. A Via Láctea contém milhões de planetas potencialmente habitáveis. Agora, um estudo preliminar conclui que aproximadamente quatro deles poderiam ser o lar de civilizações alienígenas hostis que invadiriam a Terra se pudessem. Isto é o que sugere uma pesquisa publicada na base de dados de pré-impressão arXiv, e relevada pela Live Science.

Este novo trabalho, que ainda não foi revisado por pares, levanta uma questão perturbadora, perguntando quais são as chances de que os humanos possam um dia entrar em contato com uma civilização alienígena hostil capaz de invadir nosso planeta. De qualquer forma, o estudo é rápido em apontar que estatisticamente somos mais propensos a sofrer o impacto de um asteroide potencialmente perigoso. Isso sem contar a deterioração que nós mesmos estamos gerando ao planeta.

Para responder a essa pergunta, o único autor do estudo, Alberto Caballero, doutorando em resolução de conflitos na Universidade de Vigo (Espanha), começou por dar uma olhada na história da humanidade antes de olhar para as estrelas. Caballero observou que "este trabalho tenta fornecer uma estimativa da prevalência de civilizações extraterrestres hostis, extrapolando a probabilidade de que nós, como civilização humana, ataquemos ou invadamos um exoplaneta habitado".

A base dos cálculos

Mas, que método Caballero usou para chegar a essa conclusão? Ele primeiro contou o número de países que invadiram outros países entre 1915 e 2022. Descobriu que um total de 51 das 195 nações do mundo lançaram alguma forma de invasão durante esse período. A lista é liderada pelos Estados Unidos, com 14 invasões registradas nesse período. Em seguida, ele considerou a probabilidade de cada país lançar uma invasão com base em sua porcentagem de gastos militares mundiais. E novamente os Estados Unidos ficaram em primeiro lugar com 38% dos gastos militares mundiais.

Como próximo passo, ele somou a probabilidade individual de cada país de instigar uma invasão e, em seguida, dividiu a soma pelo número total de países na Terra, terminando com o que ele descreve como "a atual probabilidade humana de invasão por uma civilização extraterrestre". Seus dados preliminares podem ser parciais para considerar o mesmo com relação a outras civilizações, mas é a base que ele utilizou.

De acordo com esse modelo de análise, as chances atuais de humanos invadirem outro planeta habitado são de 0,028%. No entanto, essa probabilidade refere-se ao estado atual da civilização humana, e os humanos não são atualmente capazes de viagens interestelares. Mantida a atual taxa de progresso tecnológico, as viagens interestelares não seriam possíveis por mais 259 anos, segundo cálculos de Caballero usando a escala de Kardashev, sistema que classifica o grau de avanço de uma civilização com base em seu gasto de energia.

Ainda há um longo caminho a percorrer

A análise que se segue assume que a frequência de invasões humanas continua a diminuir durante esse período na mesma proporção que as invasões diminuíram nos últimos 50 anos, a uma média de menos 1,15% ao ano, de acordo com o próprio artigo de Caballero. Com esses dados, a raça humana tem 0,0014% de chance de invadir outro planeta, quando potencialmente nos tornarmos uma civilização interestelar, ou Tipo 1, em 259 anos.

Via Láctea
Quando olhamos para a Via Láctea no céu, civilizações hostis a nós podem estar vivendo lá.

Esses dados, que parecem ser uma possibilidade muito pequena, podem mudar à medida que começam a se multiplicar pelos milhões de planetas potencialmente habitáveis na Via Láctea. Para seu cálculo final, Caballero recorreu a um artigo de 2012 publicado na revista Mathematical SETI, no qual os pesquisadores previram que até 15.785 civilizações alienígenas poderiam teoricamente compartilhar a galáxia com humanos.

Assim, Caballero concluiu que menos de uma das civilizações do tipo 1 seria hostil em relação aos humanos. No entanto, o número de vizinhos hostis sobe para 4,42 se civilizações como os humanos modernos ainda não são capazes de viagens interestelares forem levadas em consideração.