Ciclone Yasa atinge categoria 5 e provoca devastação e mortes em Fiji

O governo de Fiji impôs um toque de recolher em todo o país na quinta-feira (17), após solicitar que as pessoas perto da costa se mudem para áreas mais altas, enquanto a ilha se preparava para um grande ciclone. Povoados foram completamente destruídos nesta sexta-feira.

Ciclone Yasa
O ciclone Yasa está devastou vários povoados no noroeste de Fiji deixando um cenário caótico para o pequeno país do Pacífico Sul.

Fiji, pequeno país do Pacífico Sul, tentou se preparar para a chegada do severo ciclone tropical Yasa. Os cidadãos foram instruídos a evacuar as áreas baixas em antecipação à tempestade que atingiu a categoria 5 nesta sexta-feira 18 de dezembro de 2020. Avisos de ciclone tropical e alertas de enchentes foram emitidos para Vanua Levu, Viti Levu, o Yasawa e grupos Mamanuca e ilhas menores vizinhas.

Aldeias inteiras foram arrasadas, e pelo menos duas pessoas morreram em Fiji, incluindo um bebê, durante a passagem do superciclone Yasa pelo arquipélago, onde equipes de resgate tentavam chegar às áreas mais afetadas, nesta sexta-feira (18), para avaliar os danos. Este ciclone de categoria 5, a mais alta, atingiu Vanua Levu, a segunda maior ilha de Fiji, ainda na noite de quinta-feira (17). Seu primeiro-ministro voltou a denunciar a ligação entre o aquecimento global e os ciclones devastadores. Os serviços meteorológicos da ilha anunciaram rajadas de 345 km/h.

À meia-noite, horário padrão de Fiji, em 17 de dezembro, o Joint Typhoon Warning Center relatou ventos sustentados de 260 quilômetros por hora. O centro da tempestade de categoria 5 foi cerca de 400 quilômetros a noroeste de Suva, Fiji. O olho da tempestade parecia estar direcionado entre as ilhas de Viti Levu e Vanua Levu. Os meteorologistas notaram que as alturas das ondas em torno do olho da tempestade podem chegar a 14 metros.

Yasa emergiu como uma tempestade tropical em 12 de dezembro e se transformou em um ciclone em 14 de dezembro. Durante as 36 horas seguintes, a velocidade do vento aumentou 130 quilômetros por hora - bem além do aumento de 55 quilômetros por hora que os meteorologistas chamam de "intensificação rápida".

Yasa teve bastante combustível para crescer, à medida que a tempestade se desenvolveu e evoluiu nas águas quentes do Pacífico Sul, conhecidas por alimentar tempestades ciclônicas. O mapa acima mostra as temperaturas da superfície do mar (SSTs) na região conforme medidas em 15 de dezembro de 2020.

Os cientistas estabeleceram que as temperaturas do oceano devem ser de pelo menos 27°C para sustentar um ciclone ou furacão. Os dados SST vêm do projeto Multiscale Ultrahigh Resolution Sea Surface Temperature (MUR SST). O MUR SST combina medições de temperaturas da superfície do mar de vários satélites da NASA, NOAA e internacionais, bem como observações de navios e boias.

Yasa é a quinta tempestade em todo o mundo a atingir a categoria 5 de força em 2020 e a segunda no sul do Pacífico (O ciclone tropical Harold atingiu Vanuatu em abril.) Apenas uma tempestade anterior de categoria 5 registrada atingiu Fiji: o ciclone tropical Winston em 2016.