Chuvas torrenciais provocam fortes enxurradas e caos na Espanha

Chuvas torrenciais vem atingindo o sudeste da Espanha e provocando muito transtorno na região. Em poucas horas o volume de mais 400 mm transformou as ruas em verdadeiros rios com fortes correntezas, arrastando carros, invadindo casas e transportando bastante lama. As imagens são impressionantes!

As previsões apontavam para uma situação extrema em boa parte do sudeste da Espanha, principalmente em Valência, Múrcia e no extremo leste da Andaluzia. Nas últimas horas, chuvas torrenciais provocaram incidentes graves em grande parte de Valência e Alicante na primeiras horas do dia.

Em Onteniente, entre Valência e Múrcia, até as 9 horas da manhã choveu 277 mm, atingindo um valor histórico para a região. Atualmente, já passam dos 300 mm no município e continua chovendo intensamente. Ainda existem registros maiores relatados pela rede AVAMET, em Beniarrés (Alicante), que já ultrapassam os 400 mm em 24h. Obviamente, esses dados mudam a cada hora, à medida que a chuvas continuam a ocorrer.

As tempestades continuam nos próximos dias

Esses acumulados extremamente elevados chuvas foram produzidas pelos chamados "trens convectivos", um tipo de sistema tempestuoso que se regenera repetidamente no mesmo local com um deslocamento muito lento, atingindo uma mesma região por um longo tempo.

O que alimenta esses sistemas são as águas mais aquecidas do Mediterrâneo, que fornecem umidade e calor. As condições para seu desenvolvimento e propagação permanecerão ideais por pelo menos as próximas 24 horas. Hoje a previsão é de se manterem mais ao sul, afetando Alicante, Múrcia e Almeria severamente, e com menor intensidade nas regiões próximas. Amanhã, retornam para a região de Valência. Além de inundações, há risco que da de granizo e ventos intensos.