Chuvas torrenciais provocam enchentes e desabamentos em SP e no RJ

Com a atuação de uma frente fria juntamente a um sistema de baixa pressão próximo à costa do Sudeste contribuíram para chuvas torrenciais na tarde de ontem na Grande São Paulo e no estado do Rio de Janeiro. Imagens impressionantes da força das água na região Serrana do Rio.

Na última quinta-feira (02), instabilidades começaram a se formar e a provocar forte chuvas na Região Sudeste. A região Serrana do Rio de Janeiro sofreu os maiores impactos e os volumes registrado pelas estações do Inmet a partir do meio da tarde em torno dos 79 mm em Teresópolis, 58 mm em Pico do Couto, 67 mm em Valenca e dos 26 mm em Nova Friburgo. No entanto, para esta última, estima-se maiores volumes nas proximidades devido aos impactos registrados pelos moradores, como no vídeo acima, onda uma via ficou completamente inundada e um veículo ficou à deriva.

Em Petrópolis, houve transbordamento na região do Bonfim com trechos de enxurradas. Outra evento marcante na cidade foi a formação de uma cascata sobre uma região residencial ao pé de um morro. Segundo os pluviômetros do Cemaden, choveu em torno de 45 mm na região.

Segundo o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro), as chuvas atrapalharam a operação do transporte público, prejudicando o circuito de diferentes linhas.

Na região de Guapimirim, o rio Soberbo sofreu uma cheia súbita com fortes correntezas como resultado das chuvas torrenciais na cabeceira (cabeça d’água). As imagens acima mostram a força assustadora da água na região do Parque Estadual da Serra dos Órgãos.

No estado de São Paulo a situação das chuvas foi semelhante, com maior impacto para a Grande São Paulo, onde houveram desabamentos, enchentes e quedas de árvores, totalizando 33 pontos de enchentes e 12 quedas de árvore. Toda a capital entrou em estado de atenção.

Na região de Santa Isabel, uma menina foi resgatada de escombros e em Barueri, onde chove mais de 80 mm, haviam 3 pessoas dentro de uma residência que desabou. Até o momento não foram confirmadas vítimas fatais.