Chuvas intensas persistem nas regiões N e NE e em parte do SE

Zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS) continua a atuar e chuvas volumosas persistem sobre as regiões Norte e Nordeste e parte do Sudeste. Há alerta de temporais também para parte da Região Sul.

ZCAS; ZCIT/ Zonas de Convergência
ZCAS continua e chuvas persistem no Centro-Norte do país. ZCIT também contribui para o tempo chuvoso na faixa norte do país.

Nos últimos dias um padrão de chuvas mais concentradas no Centro-Norte do país se estabelece, com protagonismo da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que produziu chuvas volumosas entre as regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste, com acumulados de até 130 mm no sul do Piauí e de 160 mm no norte de Goiás no intervalo de 72 horas, segundo as estações do Inmet.

No litoral norte do país, outra zona de convergência, a Intertropical (ZCIT), produziu volumes próximos de 100 mm de chuva no norte dos estados do Piauí e do Maranhão e no nordeste do Pará, desde o último domingo.

carta sinótica
Cartas sinóticas do Centro de Hidrografia da Marinha do Brasil para os dias 15 e 16 de fevereiro as 12z.

Este padrão mais chuvoso no Centro-Norte do país deve permanecer até pelo menos à próxima sexta-feira e fim de semana, deixando em alerta para alagamentos e inundações parte das regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste. Região Sul, também possui potencial para a ocorrência de tempestades.

Acumulados de precipitação do modelo ECMWF

Devido à atuação da ZCAS, acima da sua posição climatológica, o dia fica chuvoso desde o Espírito Santo, sul da Bahia até o centro-leste do Pará, passando pela metade norte de Minas Gerais, o estado de Goiás e o Tocantins. É nessa porção do país, que se concentram os maiores acumulados nos próximos dias, levando potencial para transtornos como alagamentos e inundações, principalmente no período da tarde, quando ocorrem as chuvas mais intensas.

As chuvas nas próximas 72 horas podem acumular volumes próximos dos 200 mm na Região Norte. Além de alagamentos e inundações, no leste mineiro e no Espírito Santo, a persistências das chuvas podem resultar em deslizamentos.

Alerta de chuvas volumosas e persistentes também para a porção da faixa norte que abrange o nordeste do Pará e o norte dos estado do Maranhão e do Piauí, onde os acumulados para as próximas 72 horas podem ultrapassar os 100 mm, uma vez que à ZCIT se mantém atuante e provocando chuva ao longo dos dias.

Já para as demais áreas do território mineiro, norte e leste de São Paulo e para o Rio de Janeiro, pela manhã há a possibilidade de chuvas isoladas e de fraca intensidade. Já a partir da tarde, principalmente a partir da metade do período, tempestades podem ocorrer e provocar transtornos.

Para a Região Sul, o tempo firme predomina ao longo do dia, no entanto, devido à atuação de um cavado, há a possibilidades de pancadas isoladas, que podem ocorrer na forma de temporais em toda a faixa leste da Região e na porção central e nordeste do Rio Grande do Sul.