Chuvas intensas e tempestades provocaram muitos transtornos na Região Sul. Confira imagens e previsão

Mais chuvas na Região Sul! A formação do ciclone extratropical provocou tempestades e transtornos nesta última terça-feira (26). Nível do lago Guaíba sobe e invade orla da capital Porto Alegre!

Chuvas intensas na Região Sul
Formação de ciclone extratropical causa transtornos no Rio Grande do Sul, e lago Guaíba invade orla da capital Porto Alegre.

Nas últimas semanas, as chuvas intensas causaram transtornos no estado do Rio Grande do Sul, associado à circulação associada a um cavado atuando sobre o estado.

E na última terça-feira (26), as consequências da formação de um ciclone extratropical associado a uma baixa pressão, na altura do estado gaúcho agravou a situação, já causaram tempestades severas no Rio Grande do Sul! Esse mesmo sistema contribui para o transporte de umidade para região Sudeste e Centro-Oeste.

Nível do lago Guaíba sobre e invade orla de Porto Alegre

Não deu tempo nem do Rio Grande do Sul se recuperar de uma sequência de dias chuvosos, que vitimizar 49 pessoas neste mês de setembro. A chuva deste terça-feira causou alagamentos, lagos e rios atingiram a cota de inundação, e serviços básicos foram suspensos.

Confira os maiores volumes de chuva nas últimas 24 horas, até a 8h de hoje (27):

  • São Gabriel (RS): 82,4 mm
  • Caçapava do Sul (RS): 65,0 mm
  • Torres (RS): 58,0 mm
  • Curitibanos (SC): 57,6 mm
  • Mostardas (RS): 55,8 mm
  • Indaial (SC): 52,6 mm
  • Joaçaba (SC): 47,8 mm

O nível do lago Guaíba atingiu quase 3 metros no Cais Mauá e está a 10 cm da cota de inundação. A Defesa Civil do estado reforçou o alerta para inundação para as próximas 24 horas.

Na segunda-feira (25), portões do sistema de contenção de cheia de Porto Alegre foram fechados para conter o avanço das águas do lago. O Sistema de Proteção Contra Cheias da capital possui 68 km de diques e permite que a água da chuva seja drenada para o rio, evitando alagamento na cidade.

No Litoral Norte do Rio Grande do Sul, o rio Maquiné transbordou por causa da chuva e alagou ruas, avenidas e estradas. Além disso, passageiros de ônibus precisaram ser resgatados por servidores da prefeitura de Maquiné, com auxilio de um patrol e cordas.

O aumento do rio Maquiné é resultado de quase 100 mm de chuva que caíram sobre a cidade nesta terça-feira (26). O interior da cidade de Maquiné é a região mais atingida, com famílias isoladas ou ilhadas nas comunidades do Mundo Novo e Barra do Ouro, que há pelo menos 200 famílias ilhadas, podendo chegar a 1000 pessoas.

Ciclone extratropical se afasta e tempo tende a melhor na Região Sul

Durante esta quarta-feira (27), a formação do ciclone extratropical favorece a ocorrência de chuvas intensas na região Sul, entre Santa Catarina e Paraná. Em seguida, este sistema contribui para o transporte de umidade nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, provocando pancadas isoladas e tempestades ao longo desta quarta-feira.

No decorrer da semana, há chances de chuvas fortes e tempestades severas, provocando alagamentos, inundações e até granizo.

Na quinta-feira (28), o ciclone tende a ficar mais afastado no oceano e mais ao norte, nas proximidades dos estados da região Sudeste. Esse padrão favorece o posicionamento dos sistemas nos níveis mais elevados da atmosfera a se posicionarem também mais ao norte.

Dessa maneira, o avanço do ar mais frio e de alta pressão avança e o tempo começa a melhorar no estado do Rio Grande do Sul. Além disso, a frente fria avança em direção dos estados de Santa Catarina e Paraná, em que são esperados acumulados de 100 mm até a sexta-feira (29) no sul do Paraná.

Vale ressaltar que o clima está sob influencia do El Niño, que deve permanecer pelo menos até janeiro-março de 2024 e tende a atingir seu pico como um forte El Niño neste verão do Hemisfério Sul.

Assim, o clima da região Sul ainda está sujeito a eventos mais frequentes de tempestades, rajadas de vento forte e queda de granizo nesta primavera 2023 sob influência do El Niño.