Chuvas intensas deixam centenas de vítimas na Austrália, Vietnã e Nigéria

Diversas partes do mundo têm sofrido com desastres de grandes proporções devido ao excesso de chuvas e inundações. Países como a Austrália, Nigéria e Vietnã estão enfrentando inundações históricas que geraram enormes prejuízos, além de centenas de vítimas fatais.

Inundações outubro 2022
A Nigéria vive o pior evento de inundação em décadas que já deixou mais de 500 mortos. Divulgação/Twitter

Nas últimas semanas diversas partes do mundo têm sofrido com os impactos de tempestades severas e chuvas volumosas! Como sabemos, quando um grande volume de chuva cai num curto período de tempo ou quando ocorrem vários dias ininterruptos de chuva, o solo pode facilmente se saturar e, dependendo das condições ambientais, isso pode gerar desastres como inundações repentinas e deslizamentos de terra.

Mais de 500 pessoas morreram na Nigéria no pior episódio de inundação que o país registrou em uma década! Austrália e Vietnã também sofrem com episódios de inundações históricas!

Neste mês de outubro, diversas regiões em quase todos os continentes do mundo têm sofrido com esses tipos de desastres devido às chuvas. Na Europa, países como a Itália e Grécia, na Ásia, Vietnã, Tailândia e Taiwan, nas Américas, Venezuela e México, na África, Nigéria e Gana, e inclusive na Austrália, na Oceania. A seguir vamos descrever alguns dos eventos mais graves!

Austrália

Diversas partes da Austrália tem sofrido com grandes inundações. O sudeste do país é o setor mais castigado pelas chuvas, dezenas de milhares de pessoas tiveram que abandonar suas casas nos estados de Nova Gales do Sul, Victoria e Tasmânia.

Na última semana algumas partes desses estados receberam o equivalente ao acumulado de mais de um mês de chuva! No estado de Victoria, um dos mais prejudicados, os serviços de emergência alertam que o nível das águas poderá chegar a até 12 metros, inundando e isolando cerca de 34 mil propriedades. Cerca de 355 estradas foram fechadas no estado devido às inundações e milhares de casas estão sem energia.

Na cidade de Rochester, Victoria, cerca de 85% das propriedades da cidade foram inundadas. Já a cidade de Echuca, no norte do estado, está enfrentando um evento de inundação considerado único em mil anos! Até o momento foram reportadas duas mortes, uma em Victoria e outra em Nova Gales do Sul, outras duas pessoas estão desaparecidas.

A preocupação é que mais chuvas estão previstas para essas áreas nos próximos dias. Algumas regiões poderão receber até 100 mm de chuva, o que poderá causar mais um pico de cheias dos rios e novos episódios de inundações.

Vietnã

No último final de semana, a passagem da Tempestade Tropical Sonca provocou chuvas torrenciais na parte central do Vietnã. A cidade de Da Nang sofreu com uma inundação histórica que causou enormes perdas, de acordo com autoridades locais.

youtube video id=j3l1O_wGRT8

A tempestade Sonca atingiu a terra na província de Quang Ngai, no Vietnã, no início do dia 15 de outubro e, em seguida, seguiu para o oeste do país. De acordo com dados do Centro Nacional de Previsão Hidrometeorológica do Vietnã (NCHMF), em um período de 24 horas foram acumulados desde 286 mm na província de Lam Thuy Quang Binh até 549mm de chuvas em Khe Tre na província de Thua Thien Hue.

Cerca de 25.000 casas foram inundadas e mais de 14.000 pessoas deslocadas em todo o país. Agora o país se prepara para a chegada de um novo sistema tropical, o tufão Nesat, que poderá atingir a parte central e norte do país até o final dessa semana.

Nigéria

Chuvas extremas também provocaram inundações generalizadas na Nigéria. Além das inundações, a liberação do excesso de água de represas na Nigéria e em Camarões, país vizinho, provocou enxurradas e inundações repentinas. Mais de 1,4 milhões de nigerianos tiveram que ser deslocados para fugirem das águas, de acordo com dados do governo, mais de 1500 pessoas ficaram feridas e 500 perderam a vida, mas esses números podem ser maiores.

Além da perda humana, cerca de 70 566 hectares de terras agrícolas foram inundadas e 45 250 casas foram totalmente danificadas. O país geralmente está habituado com episódios sazonais de inundação, porém esse ano foi muito pior e além do normal, muitas regiões do país não estavam preparadas para um volume tão grande de água, apesar dos avisos. As inundações afetaram 27 dos 36 estados do país.