Chuvas de verão torrenciais causaram transtornos no fim de semana

Chuvas fortes e calor intenso estão marcando o início deste verão no fim de 2019. No último final de semana, as cidades de Belém (PA), Porto Velho (RO) e Campo Grande (MS) passaram por alagamentos, queda de árvores, apagões durante tempestades de verão.

Chuva em Porto Velho
Chuva alaga ruas de Porto Velho durante o fim de semana

Desde sexta-feira, o extremo norte do Brasil tem recebido chuvas intensas associadas a aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a entrada dos ventos alísios carregados de umidade no norte da América do sul. No Amapá, as chuvas estão persistentes desde sexta-feira (27), felizmente até o presente momento não há indícios de danos.

Por outro lado, o estado vizinho Pará passou por diversos alagamentos durante o fim de semana. A chuva chegou no fim da tarde na cidade de Belém (PA) e preocupou moradores. Em apenas 1h e 15 min caiu 31mm de chuva e vários bairros ficaram alagados. As chuvas foram acompanhadas de ventos fortes.

Em Porto Velho (RO), as chuvas começaram no sábado (28) no fim da tarde e deixou a cidade embaixo d’água. As vias alagadas impediram muitos moradores de chegarem em casa e provocou apagões em alguns bairros. Não há dados disponíveis nas estações automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) até o momento, porém as análises do modelo GFS mostra acumulados acima de 80mm para porto velho durante o fim de semana.

Já em Campo Grande (MS) a precipitação de granizo foi o que chamou atenção dos moradores. Pelo menos duas regiões de Campo Grande registraram chuva forte na tarde deste sábado (28). O tempo instável, com vento e granizo, assustou moradores. De acordo com estação automática do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a chuva acumulou 12,2 milímetros entre 14h e 15h desta tarde. Houve registro de quedas de árvores, alagamentos e um poste foi atingido por um raio e deixou alguns bairros sem energia por algumas horas.

O calor intenso também foi marcante no fim de semana. O INMET publicou uma nota de alerta de risco à saúde devido ao calor persistente por mais de 5 dias. O Rio Grande do Sul registrou 40ºC após um episódio de chuva forte e rápida, tipicamente causada por nuvens convectivas alimentadas pela instabilidade termodinâmica causada pelo calor extremo. O município de Bagé teve a marca histórica de 40,9°C, a maior dos últimos 76 anos, na sexta-feira (27). No centro-oeste e sudeste, pequenas áreas de instabilidade geraram chuvas torrenciais localizadas, enquanto boa parte da região sofreu com o calor e tempo seco.

Previsão do Tempo

O calor extremo no sul do Brasil deve começar a amenizar no fim do dia 31 com a chegada de novos temporais. Boa parte do centro-oeste e sudeste também deve receber precipitações localizadas próximo da virada do ano. O estado de São Paulo terá que esperar chuvas expressivas a partir dos primeiros dias úteis de 2020.