Chuva severa causa alagamentos em Curitiba

Chuvas causaram estragos no centro da capital e, de acordo com o INMET, choveu mais de 65% da chuva esperada para todo o mês de novembro em apenas seis horas.

Chuva severa causa alagamentos em Curitiba
Chuva severa causou alagamentos, queda de árvores e desabamentos em Curitiba e região. (imagens: Amanda Menezes, Murilo Souza, Elizeu Marcelino de Souza, RPC)

Tempestades severas na região de Curitiba trouxeram grandes acumulados de chuva, causando alagamentos, desabamentos de muros e quedas de árvore nesta quinta-feira. De acordo com o INMET, em apenas seis horas, choveu mais de 65% da chuva esperada para todo o mês de novembro.

A chuva começou na noite de quinta-feira (26) e continuou ao longo da madrugada desta sexta-feira (27). Ao longo do período, a Defesa Civil enviou alertas sobre o risco de alagamentos e deslizamentos para os moradores da Capital. A chuva causou inundações principalmente na região central da capital.

Trata-se da chuva mais intensa do ano na região, com até 85,6 mm acumulados. Historicamente, os acumulados esperados para todo o mês de novembro são de 124 mm. Os radares meteorológicos captaram a chuva conforme passava pela região.

De acordo com balanço divulgado pela Defesa Civil, não houve registro de pessoas que precisaram deixar suas casas, mas diversos moradores tiveram prejuízos com o alagamento. Muros desabaram na Rua Generoso Marques e na Rua Roberto Barros. Houve cinco queda de árvores na cidade e, no bairro Água Verde, uma árvore caiu sobre a rede elétrica e o poste sobre um veículo estacionado no local.

Até o momento, sinaleiros em diversas ruas estavam desativados e contavam com auxílio de agentes da Superintendência de Trânsito. Em Campo Largo, que fica na região metropolitana, uma casa pegou fogo no momento do temporal, deixando um morador gravemente ferido. Ainda não há confirmação se o incêndio foi decorrente de uma queda de raio.

Tempestade ocorre durante crise hídrica no Paraná

A grande tempestade ocorre em meio a uma crise hídrica que atinge o Estado desde maio. O déficit hídrico girou em torno de 650 mm nos últimos meses, decorrente das chuvas escassas. Entre Agosto e Outubro, os acumulados de chuva ficaram de 50% a 70% abaixo da média no Paraná.

A estiagem levou ao rodízio do abastecimento de água em Curitiba e arredores. Milhares de moradores da região ficam sem água por um intervalo de tempo no dia para minimizar a situação. Apesar da chuva intensa, não houve uma grande mudança no nível dos reservatórios, que continuam em estado crítico e abaixo de 30% de sua capacidade.

Essas chuvas afastam no momento a adoção de um rodízio mais duro. Mas vamos manter o fornecimento de água a cada 36 horas em Curitiba e cidades da Região Metropolitana”, afirmou o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky, à Agência de Notícias do Paraná.

Previsão

Mais chuvas ocorrerão na região esta sexta-feira (27), quando o tempo permanece instável em todo o Estado. Há risco de tempestades severas em diversas cidades, inclusive na capital Curitiba. O CPTEC emitiu alertas de chuva, granizo, vendaval e tempestade para grande parte do Paraná.

Pancadas de chuva também devem ocorrer no estado durante este sábado (28), especialmente no período da tarde, em decorrência da presença de cavados (regiões de baixa pressão) na região. Uma frente fria também atua na Região Sul, trazendo chuva para os demais Estados. Confira a previsão completa para o Paraná no site da Tempo.com.

Em caso de emergência durante as tempestades, os moradores devem ligar para:

  • 199 - Defesa Civil - Para notificar alagamentos;
  • 153- Guarda Municipal - Para fornecimento de lona, se necessário;
  • 156 - Central de Atendimento ao Cidadão - Para notificar quedas de árvore;
  • 193 - Corpo de Bombeiros - Para requisitar resgate.