Chuva em São Paulo causa mortes antes da virada do ano

Pelo menos seis pessoas morreram soterradas em um desabamento causado pelo temporal que atingiu a Grande São Paulo na noite de terça-feira, 29. O Corpo de Bombeiros registrou uma ocorrência por volta das 21h36, quando uma casa desabou atingindo outras três residências e soterrando seis pessoas.

chuva em são paulo
Casa desabou na rua Pégasus, em Embu das Artes, atingindo outras três residências e soterrando seis pessoas

Ao menos seis pessoas morreram após as fortes chuvas que atingiram o estado de São Paulo entre a tarde e a noite de terça-feira (29). Entre as vítimas, um homem pessoa foi arrastado pela enchente na capital. Em Embu das Artes, na grande São Paulo, uma casa desabou durante deslizamento de terra. Cinco pessoas da mesma família morreram e uma ainda está soterrada. O Corpo de Bombeiros segue com as buscas nos escombros.

Em nota, o prefeito Ney Santos (Republicanos) disse lamentar as mortes e se solidarizou com os familiares das vítimas. O governador João Doria (PSDB) também prestou sua solidariedade e disse que a Defesa Civil atua no local.

youtube video id=exw8CtxDSH0

Em São Paulo capital, a tempestade causou 27 pontos de alagamento, dos quais 25 foram intransitáveis, além da queda de dezenas árvores, de acordo com a Defesa Civil, atingindo as avenidas Raimundo Pereira de Magalhães, Roberto Gomes Pedrosa, Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, Rubem Berta, Vinte e Três de Maio, além de alguns bairros da região do Campo Limpo. Na rua Juiz de Fora (Parque São Lucas), uma residência foi invadida pelas águas, mas não houve vítimas.

Um dos locais afetados foi a sede do São Paulo, no Morumbi. Ao todo, as dependências do clube social e o estádio do Morumbi foram atingidos pela forte chuva. Todavia, os vestiários não foram atingidos e a partida contra o Grêmio, pelo jogo de volta das semifinais da Copa do Brasil, não sofre risco de ser movido. Imagens e vídeos circularam nas redes sociais e mostraram o impacto das chuvas na sede tricolor.

A tempestade foi causada por áreas de instabilidade vindas de Guarulhos, formadas por um cavado em médios e baixos níveis em conjunto com calor e a umidade, e afetou mais intensamente as zonas leste e norte da capital paulista. Houve condições para trovões e rajadas de vento, o que aumentou o risco de alagamentos e queda de árvores, além de deslizamentos de terra.

Previsão do tempo para São Paulo

O modelo GFS indica a chegada de um sistema frontal no estado de São Paulo nesta quinta-feira (31). O sistema frontal deve atuar principalmente no litoral do estado, mas deve instabilizar o tempo em outras áreas, incluindo a capital, e provocar pancadas de chuva no final da tarde e início da noite.

Durante a virada de ano, a nebulosidade deve estar presente na maior parte do estado de São Paulo e a chuva pode ocorrer em pontos isolados, mas a probabilidade é baixa. As temperaturas devem ficar entre 19ºC e 23ºC em todo o estado próximo da 00h00.